fbpx
Pular para o conteúdo

Igreja celebra a quarta-feira de cinzas

A quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. As cinzas colocadas sobre a cabeça dos fiés, em um rito próprio, substituindo o ato penitencial, mas realizado logo após a homilia. Dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) diz que “a Quarta-feira de cinzas marca o início do tempo de preparação e intensa espiritualidade, para dar sentido não somente à celebração da festa, mas para tornar mais coerente com a vida, a celebração da Páscoa”.

Ainda segundo Dom Armando Bucciol o sentido deste dia pode ser encontrado nos textos bíblicos e nas orações da liturgia do dia. Na tradição cultural dos povos antigos, também do povo hebraico, colocar cinzas na cabeça, é gesto de penitência (cf. Jó 2,12; 2Sm 13,19; Lm 3,16), como destacam as palavras que introduzem o rito de bênção das cinzas: “Roguemos instantemente a Deus Pai que abençoe com a riqueza de suas graças estas cinzas, que vamos colocar sobre as nossas cabeças em sinal de penitência”. Na oração de Coleta, pede-se que “a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal” e a oração sobre as cinzas que “os fiéis que vão receber estas cinzas… possam celebrar de coração purificado o mistério pascal do vosso Filho”. Numa segunda oração, reza-se: “Reconhecendo que somos pó e que ao pó voltaremos, consigamos… obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova à semelhança do Cristo ressuscitado”.

Caracterizam esta celebração as palavras: penitência, perdão dos pecados, conversão, coração purificado, domínio dos nossos maus desejos, vida nova, celebrar com fervor a paixão do Filho, mistério pascal.

Em Divinópolis, no Santuário de Santo Antônio (centro) haverá celebrações alternativas ás 10H30min, 16H30min e na Catedral do Divino Espírito Santo, ás 11H15Min e 16H. 

Todas as paróquias, na sua matriz, haverá a missa noturna conforme costume de cada região.