fbpx
Pular para o conteúdo

Franciscanos de Divinópolis emitem nota após eleições 2022

Image

Os frades franciscanos em Divinópolis emitiram uma nota após o acontecido com Dom Hugo e várias manifestações durante o processo eleitoral, os religiosos emitiram uma nota, um manifesto. Segue o texto na íntegra.

“Nós, os frades franciscanos de Divinópolis, presentes nesta cidade do Divino há 98 anos, diante do processo eleitoral que culminou nas escolhas democráticas de novos governantes para o nosso país, em consonância com a pregação evangélica de Jesus, vimos a público reafirmar a nossa opção pela causa dos empobrecidos. Um cristão não pode apoiar projetos de morte. Repudiamos as inverdades ditas no processo eleitoral, a utilização da fé para fins eleitoreiros, a falta de respeito de cristãos para com suas lideranças religiosas.

O “E agora, José?”, do eterno poeta mineiro, Carlos Drumont de Andrade, ressoou forte no Brasil, na segunda-feira desse 31 de outubro, do ano do Senhor de 2022. A ressaca eleitoral de um país que passou horas infindáveis discutindo opção política. Sou de esquerda ou de direita? Sou abortista ou a favor da vida? Apoio a violência das armas ou a paz? Poderíamos continuar enumerando muitas posições antagônicas que fizeram parte de nossas conversas, nas famílias, nos bares, nas igrejas, em toda a parte. Não vale a pena continuar esse debate enfadonho. Agora, o grande desafio é unir forças para reconstruir o nosso país, marcado pelo improviso de ações políticas impensadas, as quais semearam a discórdia e a violência, possibilitaram o uso de armas, permitiram o desmatamento de nossas florestas, impediram o acesso dos excluídos à educação, usaram a máquina pública para a reeleição e espalharam Fake News por onde passavam etc.

O Brasil sangra! Será difícil a tarefa de refazer a estrada esburacada da democracia brasileira. Não podemos perder a fé de que um dia seremos um país onde a miséria, fome e toda e qualquer forma de exclusão não mais farão parte de nosso cotidiano. Não se trata de luto, como insistem os perdedores da batalha eleitoral, mas de unir o país num só desejo, o do sonho de dignidade para todos os empobrecidos desse gigante pela própria natureza, chamado Brasil. Será uma tarefa hercúlea. Maior ainda para os cristãos que dividiram as Igrejas em nome do falso jargão em defesa da “Família, Deus e Pátria”. Lamentamos que muitos cristãos católicos e evangélicos embarcaram nessa onda, não sendo capazes de discernir o joio do trigo. Na inspiração de nosso Pai São Francisco de Assis, permaneçamos no caminho da paz e do bem, repensando o nosso modo de pensar e agir em prol do Reino de Deus!

Frei Jacir de Freitas Faria, OFM
Guardião do Convento Santo Antônio

Frei José Aguinaldo Querobino, OFM
Pároco da Paróquia Santo Antônio”