fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • Folias de Divinópolis festejam dia dos Santos Reis com missa

Folias de Divinópolis festejam dia dos Santos Reis com missa

Image

Com missa especial, no próximo domingo, 5 de janeiro de 2020, às 15h30,o dia dos Santos Reis será festejado em Divinópolis, Minas Gerais, por vários grupos de folias de reis, com a participação de outros fiéis devotos. A celebração eucarística, tradicional na cidade, será presidida por frei Leonardo Lucas Pereira, OFM, no Santuário de Santo Antônio, avenida 21 de Abril, 655.

Embora o Dia dos Santos Reis Magos, no calendário católico, seja comemorado em 6 de janeiro, o programa deste ano, em Divinópolis, será realizado no domingo, dia 5. A concentração dos grupos de folias acontecerá a partir das 15 h, na área externa do santuário. Todas as folias de Divinópolis estão convidadas a participar da missa. Com entrada franqueada ao público, a cerimônia contará com a participação de vários ternos de foliões do município.

A folia de reis ou terno de reis é uma manifestação folclórica e religiosa que acontece durante a época do Natal, principalmente na região sudeste do Brasil, Minas Gerais e São Paulo. É considerada pelos folcloristas como um folguedo do ciclo natalino, isto é, que acontece no período que vai de 25 de dezembro – data do nascimento do Menino Jesus – até 6 de janeiro, data consagrada aos Santos Reis Magos – Baltasar, Belquior e Gaspar.

Alguns estudiosos afirmam que a folia de reis tem origem portuguesa. Oneida Alvarenga, por exemplo, afirma que essa tradição parece “(…) representar a confluência de dois costumes portugueses: o das corporações de ofícios, que se apresentavam em cortejo nas festas públicas, carregando a bandeira do seu patrono; o dos ranchos pedintes das Janeiras e Maias, com que se comemoram não só em Portugal, mas em quase toda a Europa, a entrada do ano e da primavera”.

Em geral, as folias de reis são formadas pelo bandeireiro (que, além de carregar a bandeira, exerce a função de recolher as esmolas), pelos palhaços – chamados de catirinas, marungos, bastiões e outras denominações –, além de uma orquestra de violas, violões, sanfona, cavaquinhos, reco-recos tambores etc., comandada pelo embaixador (ou mestre), que tira os cantos e é acompanhado pelos demais foliões, os quais respondem em coro polifônico, isto é, em várias vozes.

Os palhaços – personagens mais curiosos da folia de reis – para uns simbolizam a luta entre o bem e o mal, para outros representam o tristemente famoso rei Herodes, que queria matar o Menino Jesus, e depois se converteu para o bem, além de várias outras criativas explicações.

Existem várias simpatias e orações populares para o período. Uma delas, a “Oração dos Santos Reis Magos” é assim rezada: “Assim como a Estrela do Oriente guiou os três Reis Magos, Baltasar, Belquior e Gaspar, a Jesus, guia-me, Senhor, nos meus negócios, trabalhos, saúde e estudos. Amém.”

*Texto e fotos de Mauro Eustáquio Ferreira