fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • Fiéis celebram o Dia de Pentecostes ao lado da futura Cruz de Todos os Povos

Fiéis celebram o Dia de Pentecostes ao lado da futura Cruz de Todos os Povos

Image

A Associação Terra de Deus promove às 9 h do próximo sábado, 4 de junho de 2022, a celebração de missa festiva em altar instalado ao lado da futura Cruz de Todos os Povos sobre o Morro da Guarita, ou Morro da Gurita como é conhecido popularmente, no distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida), no município de Divinópolis, Minas Gerais.

No domingo, 5 de junho, às 11 h, será celebrada nova missa, no mesmo local, por frei Leonardo Lucas Pereira, OFM, com a participação de três grupos de folias do Divino: do povoado de Branquinhos, do Marim (bairro Dona Quita) e da família do Quincas Tavares. Antes dessa missa, às 10 h, em frente da matriz de Santo Antônio dos Campos, haverá a concentração dos cavaleiros que participarão da cavalgada até o Morro da Guarita.

Esta celebração comemora o Dia de Pentecostes, uma das mais importantes festas no calendário católico, pois lembra a descida do Divino Espírito Santo sobre os apóstolos, reunidos com a Virgem Maria, Mãe de Jesus ressuscitado, cinquenta dias após a Páscoa. A partir de Pentecostes, os discípulos do Mestre empreenderam a grande difusão do Cristianismo para todos os povos. A missa será transmitida pelas redes sociais da Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e Correlatas de Divinópolis (Congadiv).

A Cruz de Todos os Povos e a Cidade do Divino

A cerimônia litúrgica do domingo, ao lado da futura Cruz de Todos os Povos, no Morro da Guarita, tem especial interesse, pois será celebrada no local da construção de uma estrutura em forma de cruz com 74 metros de altura pela Associação Terra de Deus, “com o objetivo de celebrar a integração e a paz entre os povos”, iniciada no ano de 2017, cujo projeto segue o modelo e propósito de duas outras com as mesmas dimensões, já instaladas no Líbano (Cruz do Pai) e no México (Cruz do Filho). A cruz que completa a Santíssima Trindade, Cruz em Honra ao Espírito Santo, está sendo levantada exatamente em Divinópolis, a “Cidade do Divino”. A cruz está sendo edificada por meio de doações e do apoio da população, com o apoio do bispo de Divinópolis, Dom José Carlos Souza Campos.

Com 74 metros de altura, a Cruz de Todos os Povos de Divinópolis equivalerá a duas vezes e meia o tamanho da estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, do Rio de Janeiro. O local já tem sido procurado para passeios, encontros, meditação e contemplação, onde se podem admirar a natureza e o pôr do sol.