fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • Dom José Carlos marca posse como Arcebispo de Montes Claros

Dom José Carlos marca posse como Arcebispo de Montes Claros

Image

A posse canônica de dom José Carlos de Souza Campos, nomeado como Arcebispo Metropolitano de Montes Claros será às 18h, no dia 19 de fevereiro de 2023, na Catedral Metropolitana de Montes Claros – MG. 

Dom José Carlos é mineiro, natural de Itaúna/MG. Com 54 anos de idade, 29 anos de sacerdócio e 8 anos de ministério episcopal à frente da Diocese de Divinópolis, foi nomeado pelo papa Francisco como arcebispo de Montes Claros. É mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma. Atualmente é também o Presidente do Regional Leste 2 da CNBB, que engloba as Arquidioceses e Dioceses de todo o Estado de Minas Gerais.

Dom José Carlos foi a Montes Claros para a sua primeira visita pastoral como arcebispo eleito, e conheceu a Sede dos Vicariatos e se reuniu com o Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Montes Claros. A visita de três dias tem como propósito conhecer as estruturas arquidiocesanas e ter um primeiro contato com seu futuro clero.

Conheceu o Palácio Santa Cruz, conhecido como Palácio do Bispo, onde funcionam a Cúria Arquidiocesana, o Tribunal Eclesiástico e o Arquivo Arquidiocesano. O Centro Administrativo e terá reunião com Setor Jurídico, Administrativo e Econômico. O Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, e o Conselho de Formação do Seminário. Celebrou missa na Catedral Metropolitana e no Carmelo Maria Mãe da Igreja com os religiosos e religiosas da Arquidiocese.