fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • Divinópolis cresceu sob o olhar do Senhor Bom Jesus

Divinópolis cresceu sob o olhar do Senhor Bom Jesus

Image
FOTO Diocese de Divinópolis

A Paróquia do Senhor Bom Jesus é uma das mais antigas e de uma importância muito grande dentro da Igreja Católica, Comemorado no último dia 31, os 65 anos de instalação da paróquia, mas a história conta muito mais que isso.

O lugar onde está o atual Santuário do Bom Jesus, uma rota de passagem, mas voltado para o Rio, abençoando o povo e assistindo o crescimento da cidade. A simples capela onde tudo começou, lugar de muita devoção e peregrinação de fiéis, sendo os primeiros bairros como o Niterói e Porto Velho, os moradores jamais perdiam sua fé e a religiosidade.

A única data certa é 23 de fevereiro de 1940, As festividades do Jubileu do Senhor Bom Jesus também já se realizavam nessa época, em 1947 o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Cabral, autorizou a construção da Igreja. Em 31 de dezembro de 1954, através do Decreto nº 83, Dom Cabral concretizou a criação da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Divinópolis.

A paróquia tem uma vida religiosa intensa com a presença da Ordem Hospitaleira do São João de Deus, as Carmelitas no Carmelo, Ordem Hospitaleira da Clínica Bento Menni e as Irmãs do Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração na Vila Vicentina. 

Ainda as capelas dos bairros Espirito Santo, São Luís, Mangabeiras, Maria Helena, São Lucas, São Simão, Del Rey, Grajaú e o próprio Niterói. Embora o Porto Velho tenha sido essencial na história da construção do hoje Santuário Senhor Bom Jesus, o Porto Velho já é de outra paróquia, a Nossa Senhora de Fátima.

FOTO Diocese de Divinópolis
FOTO Diocese de Divinópolis
FOTO Diocese de Divinópolis