fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus comemoram 139 anos

Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus comemoram 139 anos

Image

Será comemorado no próximo domingo, 31, os 139 anos da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Fundada em 1881, em Ciempozuelos (Madrid), surgiu como resposta a uma situação de abandono no campo da saúde e exclusão social, das doentes mentais da época. Presente em 26 países, a congregação atua em Divinópolis há quase quatro décadas no Centro Integral de Saúde São Bento Menni, com a presença de quatro religiosas.

A Congregação nasceu com uma vocação de serviço aos doentes mentais, deficientes físicos e psíquicos e continua fiel através dos tempos, às motivações e compromissos religiosos e sociais que justificaram a sua fundação, e a sua posterior expansão pelo mundo. Desde a sua fundação, a Congregação segue a missão de encarnar e exprimir o carisma da hospitalidade no acolhimento, assistência, cuidado especializado e preferencial às pessoas com doença mental, deficiência intelectual ou física e outras doenças; tendo em conta as necessidades e urgências de cada tempo e lugar, com preferência pelos mais pobres e necessitados.

Há 39 anos em Divinópolis, as religiosas atuam na coordenação do Centro Integral de Saúde São Bento Menni. Na manhã de hoje, as irmãs Maria Zilda Pereira, Maria Eulália Mireski, Luzia Guadalupe da Silva e Judith Salazar celebraram a data com um momento de espiritualidade. Os pacientes receberam máscaras de tecido como presente pela data. No domingo, uma missa em intenção a congregação será celebrada.