fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Religião
  • Brasil tem 162 bispo eméritos, um deles mora em Divinópolis

Brasil tem 162 bispo eméritos, um deles mora em Divinópolis

Image
FOTO: Diocese de Divinópolis

FOTO: Diocese de Divinópolis

Atualmente, o Brasil tem 162 bispos eméritos vivos, conforme dados divulgados pelo professor e doutor Fernando Altemeyer Junior, do Departamento de Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC-SP). Ele realiza há mais de 20 anos um trabalho de atualização de estatísticas e nomes do episcopado brasileiro.

O Código de Direito Canônico (CDC) conceitua como “emérito” aquele bispo que perde “o ofício por limite de idade ou por renúncia aceite”. A Igreja estabelece a idade de 75 anos para a apresentação do pedido de renúncia.

Em Divinópolis mora Dom Hugo María Van Steekelenburg, O.F.M., Bispo Emérito de Almenara, MG. Ele tem uma íntima ligação com a cidade onde foi Pároco no Santuário de Santo Antônio, fez parte dos Franciscanos Holandeses que aqui até hoje prestam o trabalho de desenvolvimento da religião em território brasileiro.

Na lista ainda consta Dom Mário Clemente Neto, C.S.Sp., Prelado Emérito de Tefé, AM, nascido em Itaúna-MG entre outros importantes nomes da igreja como Cardeal Cláudio Aury Affonso Hummes, O.F.M., Prefeito Emérito da Congregação para o Clero e arcebispo emérito de São Paulo, SP. Cardeal Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia, BA. Cardeal José Freire Falcão, Arcebispo Emérito de Brasília, DF e Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida, SP.