fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Regional
  • SENAI de Santo Antônio do Monte faz acordo com a Laboratório Americano que permite licença para certificação de exportação

SENAI de Santo Antônio do Monte faz acordo com a Laboratório Americano que permite licença para certificação de exportação

Image

Para conquistar o certificado de conformidade emitido pela American Fireworks Standards Laboratory (AFSL), que autoriza a exportação
Para conquistar o certificado de conformidade emitido pela American Fireworks Standards Laboratory (AFSL), que autoriza a exportação

No final de abril, um container com cerca de 27 toneladas de produtos pirotécnicos fabricados pela empresa Fogos Líder, de Santo Antônio do Monte, foi despachado com destino aos Estados Unidos. A cidade voltou a exportar depois de quase 20 anos sem fazer negócio com o mercado americano.

O caminho percorrido até esse momento foi longo. Para conquistar o certificado de conformidade emitido pela American Fireworks Standards Laboratory (AFSL), que autoriza a exportação, o Sindicato das Indústrias de Fogos de Artifício de Santo Antônio do Monte (SINDIEMG) e empresários locais contaram com o apoio e trabalho do Sebrae-MG, Prefeitura de Samonte, e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais através das entidades CIN e IEL e a intervenção direta do SENAI.

Desde sua inauguração em 2006, o SENAI de Santo Antônio do Monte vem atuando diretamente realizando ensaios e aplicando metodologias de controle referentes à segurança e desempenho de acordo com normas do Exército Brasileiro. Até 2020 os resultados eram encaminhados para o Centro de Avaliações do Exército no Rio de Janeiro, que analisava aos resultados e emitia um resultado de avaliação técnica autorizando a fabricação. Em 2020 foi publicada a Portaria 189 do Estado Maior do Exército que permitiu que a certificação dos produtos controlados pudesse ser feita por instituições públicas e privadas que não apenas o Exército, desde que conquistassem a acreditação junto ao Inmetro através da Norma 1765, que estabelece requisitos e critérios para o organismo de certificação de produtos.

Em julho de 2021 o SENAI Santo Antônio do Monte conquistou a acreditação e obteve a designação do Exército em agosto do mesmo ano, desde então, além de realizar ensaios através do laboratório, o SENAI também possui um organismo de certificação de produtos para atender a essa exigência normativa do Exército.

Em abril desse ano, uma equipe da American Fireworks Standards Laboratory (AFSL) visitou as instalações do SENAI com intuito de verificar a competência técnica para realização dos testes e realizou um treinamento com a equipe. Esse acordo de cooperação permite que o SENAI realize os testes para a certificação evitando assim a vinda da AFSL ao Brasil.

De acordo com o Analista Técnico do SENAI, Rodrigo Magela, essa conquista que veio sendo galgada ao longo dos anos, representa um grande salto para o Polo Pirotécnico de Santo Antônio do Monte na geração de emprego e renda e no desenvolvimento socioeconômico do município. “Com essa autorização do laboratório americano para que o SENAI execute em nomes deles os ensaios no Brasil, teremos maior celeridade no processo e menor custo financeiro para a indústria, o que aumenta a competitividade de toda cadeia produtiva”, afirmou.

O Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, parabenizou o SINDIEMG pela parceria e pela retomada dos negócios com o mercado americano. “A união entre sindicato, empresários locais, o Poder Público Municipal e a Federação, através do SENAI, representa um grande trabalho em prol da indústria. O produto de Santo Antônio do Monte voltou a atingir o mercado americano e com isso vamos buscar outros mercados em outros países. Parabéns aos envolvidos”, finalizou o líder empresarial.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x