A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Pará emitiu um alerta sobre um aumento no número de casos de escabiose, conhecida popularmente como sarna humana. A doença, que é contagiosa e transmitida principalmente pelo contato direto com a pele, tem registrado uma média de seis atendimentos diários no município na última semana.
Segundo o secretário de Saúde, Antônio Carlos Lima, uma dermatologista que atende na rede municipal e em hospitais da região relatou que outras cidades também estão identificando mais casos, o que motivou o alerta.
Há relatos de que pessoas em Divinópolis também contraíram a doença. Até o momento, a Prefeitura não se pronunciou sobre o caso.
A pasta informa que a situação está controlada. Os pacientes estão sendo tratados com medicamentos prescritos, e o fluxo de atendimentos no Centro de Saúde 24h já mostra uma redução.
Sintomas:
•
Coceira intensa, principalmente à noite
• Lesões na pele, vermelhidão e pequenas feridas
• Áreas mais comuns: mãos, punhos, axilas, cintura e região
genital
Como se
prevenir?
• Evitar contato íntimo com pessoas com
sintomas
• Não compartilhar objetos pessoais
• Lavar roupas e roupas de cama com água quente
• Manter higiene adequada
Ao surgimento de sintomas, procure a unidade de saúde para avaliação e tratamento adequados. O tratamento precoce é essencial para evitar a transmissão.














