Desde 2017, em São Gonçalo do Pará, o programa Pró-Mananciais vem transformando as propriedades dos produtores rurais que participam da iniciativa da Copasa. Foram investidos mais de R$ 450 mil em ações que visam preservar o meio ambiente e garantir o reabastecimento natural das nascentes e lençóis freáticos que abastecem a região, e essas ações têm mostrado resultados significativos.
O programa conta com a criação do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), que envolve representantes do poder público e produtores rurais. Esses produtores são os principais beneficiários do programa, já que são eles os responsáveis por receber as atividades em suas propriedades. Em São Gonçalo do Pará, quem percorre a zona rural percebe a diferença e sente os resultados da implantação das atividades nos terrenos.
Salvador Alves da Silva recebeu o programa em sua propriedade em 2024. Ele apresenta sua propriedade transformada pelo programa enquanto expressa sua gratidão. “Melhorou demais o meu terreno e, principalmente, a disponibilidade de água. Foi uma coisa muito boa o que a Copasa fez aqui”, destacou.
Ações e resultados
Sendo um dos programas mais eficientes da Copasa, o Pró-Mananciais traz a reconstrução e recuperação dos cursos de água que abastecem as cidades atendidas pela Companhia. Em oito anos do programa na cidade, a bacia do rio Ribeirão dos Morais recebeu mais de 15 mil metros de adequações de estradas vicinais, 224 barraginhas, mais de 14 mil metros de terraceamento de terrenos, ações que ajudam a água das chuvas a realizarem seu caminho natural e abastecerem os lençóis freáticos, além de mais de 6 mil metros de cercamento de nascentes para evitar que o gado pisoteie as margens acelerando assoreamento.
Diogo Tavares, assistente socioambiental da Copasa, destaca como o programa tem transformado a região. “Os resultados das ações são evidentes: as nascentes estão se recuperando e a disponibilidade de água aumentou significativamente. Além disso, a paisagem da zona rural foi revitalizada, trazendo benefícios tanto para os produtores quanto para o meio ambiente. O programa também promoveu maior conscientização sobre a preservação ambiental, garantindo impactos positivos a longo prazo”, reforçou.
Em 2025 já estão sendo feitos mais de 3 mil metros de cercamento das nascentes e também estão previstos para a região outras ações ao longo do ano, como a construção de barraginhas, de curvas de nível, terraços e adequações de estradas.
Pró-Mananciais
O programa atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida. A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.
O Pró-Mananciais integra o ODS 15 que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda da biodiversidade.
O programa integra ainda a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.