fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Regional
  • Prefeitos assinam a pactuação do perfil assistencial do Hospital Público Regional

Prefeitos assinam a pactuação do perfil assistencial do Hospital Público Regional

Image

Prefeitos assinam a pactuação do perfil assistencial do Hospital Público Regional
Prefeitos assinam a pactuação do perfil assistencial do Hospital Público Regional

Foi realizada hoje (7/3) a cerimônia de assinatura da pactuação do perfil assistencial do Hospital Público Divino Espírito Santo. O evento foi um momento que entra para a história da promoção da saúde na Macrorregião Oeste. 
 
Todos os prefeitos das cidades da Macrorregião Oeste foram convidados para participar deste importante ato. Os prefeitos presentes assinaram o pacto e os demais enviaram representantes.
 
De acordo com o documento assinado, o Hospital Regional de Divinópolis será um hospital geral com serviços de alta complexidade e, considerando as propostas de incorporação de serviços de média complexidade hospitalar, ele terá potencial para ampliar o acesso da população da macrorregião, ofertando uma assistência mais qualificada e integral, podendo reduzir o tempo de espera para a realização de procedimentos eletivos.
 
O prefeito, Gleidson Azevedo, destacou o projeto. “Esse hospital regional é um grande investimento para toda a população e ele é de todos nós. O mais importante, quando ele estiver pronto, é fazê-lo funcionar, que quando o cidadão estiver precisando de um atendimento digno, que ele consiga ser atendido rápido. Parabéns a todos os profissionais que lutaram pela construção e funcionamento da unidade de saúde”, pontuou.
 
O secretário executivo do Cis-Urg Oeste, José Márcio Zanardi, destacou que este evento é de grande importância para toda a região Centro Oeste e toda sua população que depende do Sistema Único de Saúde. “Neste evento, promovido pela Prefeitura de Divinópolis nós, do Cis-Urg apoiamos a iniciativa para que o máximo de prefeitos estivessem presentes e pudessem assinar o pacto assistencial que é uma construção coletiva de todos os gestores dos 53 municípios da Macrorregião Oeste. Sabemos que a Prefeitura de Divinópolis, como gestora plena do SUS na cidade, poderia fazer isso sozinha, mas ela colocou isso à disposição de todos, para uma construção coletiva. Por isso, damos os parabéns”, salientou.
 
 Geraldo Donizete Lima, prefeito e Itaguara e presidente do Cis-Urg, cumprimentou a todos e destacou a importância da união de todos para que, em breve, hospital esteja funcionando. “Precisamos dar as mãos e unir os esforços para fazer com que este hospital esteja em funcionamento o mais breve possível para atender a população que tanto precisa”, destacou.
 
O deputado federal, Domingos Sávio, também destacou a união de esforços e o caráter humanitário da obra. “A união de esforços entre todas as autoridades da região tem que ser uma marca deste hospital. Esse grande hospital será o elo que vai integrar uma rede, com o Samu e com os hospitais que existem em cada cidade. Em breve, as pessoas serão recebidas em hospital público, com respeito, com valor, com ambiente adequado. Mas sendo concluída a obra física começa a maior obra, a obra humana de funcionar e salvar vidas”, lembrou.
 
O secretário de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, apresentou o perfil assistencial do Hospital Público Regional com a pactuação. Ficou definido que o Hospital Público terá importantes áreas de atuação:
 
– Rede Materno Infantil: pré-natal de alto risco para as microrregiões desassistidas atualmente (Formiga, Pará de Minas, Bom Despacho e Itaúna), atendimento à gestão de alto risco para a Macrorregião, Centro de Parto Normal (CPN) para a micro Divinópolis, cirurgias pediátricas eletivas e de urgência.  
– Rede de atenção psicossocial
– Cardiologia (cirurgias cardiológicas, stent, CATE, grande demanda, cirurgia vasculares, endopróteses carótidas, by-pass vasculares)
– Neurologia (neurocirurgias vasculares-aneurisma cerebrais)
– Ortopedia
– Obesidade (habilitação em alta complexidade na linha de cuidado ao indivíduo com obesidade e sobrepeso)
– Oftalmologia (habilitação em unidade de atenção especializada em oftalmologia de média e alta complexidade e Centro de Referência em Oftalmologia)
– Grandes queimados
– Parcerias: Outra importante definição é a parceria com instituições de ensino, sendo o Hospital Regional um dispositivo de fortalecimento do SUS e hospital universitário de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área da saúde.
 
Leitos sugeridos:
De acordo com o que foi definido, a sugestão para a divisão dos leitos, ficou assim provisoriamente definida:
– Unidade de Terapia Intensiva: 30 UTI Adulto (sendo 3 para queimados), 10 UTI Pediátrica, 8 UTI neonatal, 8 unidades de cuidados intensivos (UCI) e 4 canguru (unidades hospitalares cuja infraestrutura física e material permita acolher mãe e filho para prática do método canguru).
– Clínica Médica (clínica geral e saúde mental): 34 leitos
– Clínica Cirúrgica (cirurgia geral, ortopedia/traumatologia, cardiologia/hemodinâmica, cirurgia vascular/endovascular, neurocirurgia, otorrino, oftalmologia, urologia, grande queimado): 40 leitos
– Pediatria clínica: 10 leitos
– Pediatria cirúrgica: 10 leitos
– Obstetrícia clínica: 20 leitos
– Obstetrícia cirúrgica: 10 leitos
– Gestação de Alto Risco: 12 leitos
– Centro de Parto Normal (intra-hospitalar Tipo II): 3 PPP