fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Belo Horizonte
  • Novo equipamento da Polícia Civil vai incrementar taxa de elucidação de crimes sexuais

Novo equipamento da Polícia Civil vai incrementar taxa de elucidação de crimes sexuais

Image

Tecnologia avançada otimiza obtenção de perfis genéticos e aumenta a capacidade de análise de amostras de DNA

O trabalho de obtenção de perfis genéticos do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) vai ser ampliado e otimizado por um equipamento capaz de processar 84 amostras de DNA de uma única vez.

A perita criminal Aline Torres de Azevedo Chagas explica que o equipamento AutoLys foi adquirido pela PCMG por meio do projeto Pró Mulher, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “O equipamento realiza de forma automatizada várias etapas do processamento de amostras, aumentando a capacidade de análise e obtenção de perfis”, esclarece.

O benefício do processo é tornar mais robusto o banco de dados da PCMG, com potencial incremento da taxa de elucidação de crimes sexuais.

Com a eficiência do equipamento, a expectativa é a de que sejam processadas três mil amostras de crimes sexuais por ano.

As amostras são coletadas em hospitais credenciados para atender e acolher vítimas de violência sexual. Essa ação em conjunto é fruto da assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Atendimento

Coordenadora do Serviço de Sexologia do Instituto Médico Legal Dr. André Roquette (IMLAR), a médica-legista Elisa da Cunha Teixeira esclarece que o atendimento é único, emergencial, multidisciplinar e que tem como porta de entrada hospitais credenciados e capacitados para esse tipo de atendimento. “Nesse mesmo acolhimento é realizada a coleta precoce de evidências para subsidiar a investigação criminal”, informa.

Em Minas, 42 unidades de saúde são credenciadas para realizar esse atendimento humanizado, cinco delas em Belo Horizonte: hospitais Risoleta Neves, das Clínicas e Júlia Kubitschek, Maternidade Odete Valadares e Hospital Odilon Behrens, que realiza 70% dos procedimentos. “É um número que dobrou de 2019 até hoje com o esforço de expansão do protocolo de atendimento para o interior do estado, o que é muito importante, considerando que assim conseguimos encurtar caminhos, minimizar danos e dar suporte necessário à vítima”, finaliza.

As informações são da Agência Minas. 

Foto: Agência Minas.

O post Novo equipamento da Polícia Civil vai incrementar taxa de elucidação de crimes sexuais apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT