fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Coronavírus
  • Covid-19: Três pacientes morrem esperando vaga de UTI em Formiga, e a taxa de ocupação das UTIs bateu 160%

Covid-19: Três pacientes morrem esperando vaga de UTI em Formiga, e a taxa de ocupação das UTIs bateu 160%

Image
A UPA atenderá apenas pacientes com COVID a partir das 19h desta terça – Foto Divulgação/Prefeitura de Formiga

A UPA atenderá apenas pacientes com COVID a partir das 19h desta terça – Foto Divulgação/Prefeitura de Formiga

A UPA atenderá apenas pacientes com COVID a partir das 19h desta terça – Foto Divulgação/Prefeitura de Formiga.

Mais três pessoas morreram vítimas da COVID-19, nesta terça-feira (23/3), à espera de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Formiga, região Centro-Oeste de Minas Gerais. Na semana passada um paciente faleceu em Governador Valadares por falta de vaga.

As três vítimas da COVID-19 estavam intubadas na sala vermelha da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) aguardando vagas. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da prefeitura de Formiga.

A taxa de ocupação das UTIs bateu 160% nessa segunda-feira (22/3). A situação é a mais crítica desde o início da pandemia do novo coronavírus. Todas as 10 vagas disponíveis no município – referência da microrregião – estão ocupadas. Até segunda-feira (22/03), seis pessoas aguardavam transferência e três não suportaram a espera.

Entre as vítimas estão uma mulher de 55 anos, diabética, e duas idosas – uma de 88 anos, que tinha doença respiratória, e outra de 69 anos, hipertensa.

Antes mesmo do colapso do sistema, o alerta foi feito pelo secretário de Saúde Leandro Pimentel. Sem citar um número, na última quinta-feira (18/03) ele disse que vários pacientes, moradores de Formiga, já foram transferidos para outros municípios para o tratamento contra a doença. Entretanto, a escassez de leitos tem dificultado a busca por vagas.

A cidade é referência para outros sete municípios e uma população que chega quase ao dobro da dela, totalizando 123 mil habitantes. São referenciados por Formiga, Bambuí, Córrego Danta, Córrego Fundo, Iguatama, Medeiros, Tapiraí e Pains.