fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Regional
  • Coronavírus: MG já pode ter 75 mil casos com apenas 10% confirmados

Coronavírus: MG já pode ter 75 mil casos com apenas 10% confirmados

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulga diariamente boletins epidemiológicos sobre casos confirmados do Covid 19. No boletim consta o perfil epidemiológico dos casos confirmados, faixa etária, dados sobre casos nas cidades de Minas. Durante coletiva na terça-feira (26), o Subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Ramalho, informou que a Secretaria estima que a cada dez pessoas infectadas pelo coronavírus em Minas, apenas um caso é confirmado por exame laboratorial. 

Conforme boletim epidemiológico, testes em laboratório confirmaram 7,5 mil doentes até o momento. Ou seja, estima-se que cerca de 75 mil pessoas tenham contraído a Covid-19, sendo boa parte delas assintomáticas.  

Segundo o Subsecretário, por ser uma doença com grande grau de assintomático, a Covid-19 tornou-se um grande desafio para todos os países. “Tem uma porcentagem dos pacientes transmitindo que não vão apresentar febre e portanto não são passíveis de detecção com termômetros. Essa é uma parte da dinâmica do Covid e um dos motivos pelos quais essa pandemia é tão desafiadora”, disse Ramalho.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, essa estimativa não foi utilizada nas modelagens elaboradas com o intuito de predizer o número de casos, de leitos e óbitos que seriam necessários para o enfrentamento à doença em Minas.

Contudo, é necessário que as pessoas sigam as medidas apresentadas pelos profissionais da área da saúde,para garantir que a doença não se espalhe, isso porque há muitos assintomáticos com a Covid 19.

Foto Reprodução