Publicidade

Confira Boletim Amirt Notícias desta terça- 31 de agosto

Postado em 31/08/2021 11:53

Hoje é terça-feira, dia 31 de agosto e essas são as principais notícias do dia:

Política

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), assinou a autorização para o repasse de R$ 1,5 bilhão aos 853 municípios do estado referente ao Termo de Medidas de Reparação de Brumadinho.

Advertisement

A ordem de pagamento da primeira parcela, de um total de três, foi realizada durante cerimônia no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, que contou com a presença de cerca de 500 prefeitos de todas as regiões do estado, além de representantes do Poder Público.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou uma medida provisória (MP) que institui o novo marco legal do transporte ferroviário. Conforme a Secretaria-Geral da Presidência da República, o texto muda o atual regime jurídico do setor, permitindo que a construção de novas ferrovias seja feita por meio de uma autorização simplificada, já que no atual sistema, as ferrovias são consideradas de domínio público e só podem ser operadas por um parceiro privado em regimes de concessão ou permissão, via licitação, para construção e exploração de trechos. 

A MP, que também traz outras mudanças, deve ser publicada na edição desta terça-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU) e tem validade imediata por até 120 dias. Após esse prazo, ela perde a validade, caso não tenha sido votada e aprovada pelo Congresso Nacional. Além disso, nesta terça-feira (31), o presidente irá visita Uberlândia, no Triângulo Mineiro, para participar da inauguração do sistema de captação e tratamento de água Capim Branco. O evento integra as comemorações do aniversário de 133 anos da cidade.

Bolsonaro ainda receberá duas homenagens da Câmara Municipal de Uberlândia: o título de Cidadão Honorário da cidade e também a Comenda Augusto César, a mais nobre honraria oferecida pelo município À tarde deve participar de uma motociata organizada por movimentos da direita do município.

Esporte

O América anunciou a contratação do atacante Mauro Zárate, de 34 anos. O jogador, que já atuou pelo Boca Juniors, chega em Belo Horizonte nos próximos dias para realizar exames médicos e assinar contrato até o fim deste ano.

O Cruzeiro vai precisar encarar mais um problema judicial, visto que o filho de Wagner Pires Sá, Humberto Magalhães Santos Pires de Sá, ex-funcionário do clube, acionou a Raposa na Justiça do Trabalho.

Humberto cobra pouco mais de R$ 127 mil em salários, férias, recolhimento de FGTS e multas pelo fim do contrato de trabalho. O ex-funcionário foi contratado em março de 2018 para exercer a função de assessor da presidência.

Polícia

Um jovem, de 15 anos, foi agredido com um bloco de concreto e ficou gravemente ferido em Santana do Paraíso, no Vale do Rio Doce.

A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. O adolescente apresentava traumatismo craniano, ferimentos nos olhos, rosto, fraturas nos dentes, mandíbula e nariz, além de uma perfuração no crânio, que pode ter sido causada por uma arma de fogo. A Polícia Militar tenta identificar os autores e a motivação do crime.

Em Divinópolis:

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) vai investigar a compra de vans odontológicas pelo Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas.

A 2ª Promotoria de Justiça instaurou procedimento após detalhes do contrato para prestação do serviço serem divulgados por vereadores da cidade.

Os veículos, que seriam destinados para atender a um projeto social odontológico em parceria com a Associação dos Diabéticos de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estavam parados há cerca de cinco meses.

Além disso, o MP encontrou indícios de irregularidades no contrato entre o hospital e a associação. As investigações seguem em andamento.

Previsão do Tempo

O mês de agosto encerra com expectativa de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.

Já na região Metropolitana, Zona da Mata, Central, Noroeste e Norte haverá possibilidade de chuva isolada. Nas demais regiões de Minas Gerais, a previsão é de céu parcialmente nublado.

Em Belo Horizonte, a previsão indica que o dia será de céu parcialmente nublado com chuva isolada. A temperatura mínima foi de 13 °C e a máxima estimada é de 26 °C.

 

 

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade