fbpx
Pular para o conteúdo

Cemig irá ampliar a área de segurança da barragem de Cajuru

Image

As obras finalizadas na barragem de Cajuru, concluídas em setembro de 2023, visam o reforço da segurança da instalação e a implementação de um vertedouro complementar, com o objetivo de aumentar a capacidade de extravasão do reservatório em caso de cheias excepcionais.

A usina possui um reservatório de grande porte instalado no Rio Pará, entre os municípios de Carmo do Cajuru e Divinópolis. As modificações na barragem da usina trazem consigo uma condição de escoamento da água diferente daquela que a população está habituada. Com as modificações, o local passou a oferecer risco de acidentes graves ou fatais para moradores do entorno e turistas que frequentam o reservatório para atividades de lazer.

Visando evitar acidentes com a população, a Cemig irá ampliar a área de segurança da barragem, reforçando as condições seguras no local, em função do novo vertedouro que está sendo instalado na usina. Assim, a nova área, que não poderá ser utilizada pela população, será identificada por meio de boias e placas de sinalização.

A ampliação da área de segurança se faz necessária pela Cemig, como mais uma forma de garantir o bem-estar da população da região. Cabe ressaltar que a obra de adequação do vertedouro segue as determinações da Lei 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens, assim como a proposta de sinalização atende às diretrizes da Norma da Autoridade Marítima (Normam) nº 17, da Marinha, que estabelece, entre procedimentos e instruções para a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana, que é obrigatória a demarcação do perímetro de segurança nas proximidades dos vertedouros.