Na noite da última terça-feira (19/11), o 23º Batalhão de Polícia Militar realizou um simulado de enfrentamento a ataques em instituições financeiras. O treinamento teve como propósito realizar a preparação e eficiência das equipes no enfrentamento desta modalidade criminosa.
Na fase inicial do treinamento foi simulada uma explosão em caixa eletrônico de uma agência na área central, em que as guarnições foram acionadas para se deslocarem aos pontos estratégicos de cerco/interceptação determinados previamente, sendo cronometrado o tempo de chegada, e avaliado as possíveis dificuldades no posicionamento das equipes. O acionamento se deu de forma inesperada, buscando maior aproximação de uma realidade eventualmente apresentada, sendo ainda acionado o Plano de Defesa e Territorial e o Plano de Chamada da fração.
Em um segundo momento, as equipes realizaram uma simulação de intervenção nas proximidades de uma agência bancária, onde agentes descaracterizados simularam uma tentativa de explosão de caixa eletrônico, tendo as guarnições, utilizando a técnica policial de conduta de patrulha e deslocado ao local com o objetivo de abordar e deter os suspeitos.
O treinamento contou com a participação de militares da 7ª Companhia de Polícia Militar Independente de Policiamento Especializado, da 240ª Companhia de Tático Móvel, militares lotados em Carmo do Cajuru e do serviço de inteligência do 23 BPM. Veja vídeo e fotos: