Araxá vai sediar concurso internacional de queijos em novembro - Portal MPA

Publicidade

Araxá vai sediar concurso internacional de queijos em novembro

Postado em 23/09/2021 11:39

Araxá vai sediar concurso internacional de queijos em novembro

Foto Reprodução redes sociais/Araxá vai sediar concurso internacional de queijos em novembro

Minas Gerais será sede do concurso internacional de queijos, que integra a programação da ExpoQueijo Brasil – International Cheese. O evento será realizado em Araxá, na região do Triângulo Mineiro de 4 a 7 de novembro.

Mais de 800 queijos de 14 países devem concorrer e serão julgados por especialistas nacionais e internacionais. As categorias variam de acordo com a origem do leite.

De acordo com a organizadora do evento, Maricell Hussein, “o concurso colabora para melhorar as características sensoriais e premia, em cada categoria, o concorrente que apresentar os melhores resultados em função dos vários atributos avaliados por especialistas de reconhecimento internacional”.
 
Para participar, é necessário fazer a inscrição até o dia 10 de outubro pelo  site do evento  e preencher a ficha disponibilizada com os detalhes do produto. O produtor precisa estar em dia com os registros dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE), Federal (SIF) e Sisbi (equivalência) ou Selo Arte, para produtos artesanais. Queijos internacionais seguirão normas pré-determinadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Todas as regras podem ser encontradas no site. “O formulário é altamente intuitivo e, por meio das informações repassadas, o próprio site já vai inserir o queijo na categoria adequada”, explica Élvio Rocha, organizador do concurso.
 
Os jurados do concurso são participantes da Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), que tem sede na Itália e é reconhecida internacionalmente pela formação de provadores por meio de um método cientifico. A Onaf é referência mundial no trabalho de valorização dos queijos e preservação do sabor.

A Expoqueijo Brasil – International Cheese

A exposição será realizada no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá e terá 200 estandes para os produtos e patrocinadores, praça de alimentação com restaurantes e food trucks, área para apresentações culturais, oficinas e treinamento, além de espaço kids.

Advertisement
A estrutura espera receber 50 mil visitantes, além de expositores de todo o mundo e de todas as cadeias produtivas de queijo. Já no hotel, serão disponibilizadas salas para palestras e cursos, área específica para imprensa especializada, salões para o Concurso Internacional do Queijo e para o jantar de premiação dos produtores, autoridades convidadas e compradores de queijo.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade