fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Araxá
  • Araxá vai sediar concurso internacional de queijos em novembro

Araxá vai sediar concurso internacional de queijos em novembro

Araxá vai sediar concurso internacional de queijos em novembro
Foto Reprodução redes sociais/Araxá vai sediar concurso internacional de queijos em novembro

Araxá vai sediar concurso internacional de queijos em novembro
Foto Reprodução redes sociais/Araxá vai sediar concurso internacional de queijos em novembro

Minas Gerais será sede do concurso internacional de queijos, que integra a programação da ExpoQueijo Brasil – International Cheese. O evento será realizado em Araxá, na região do Triângulo Mineiro de 4 a 7 de novembro.

Mais de 800 queijos de 14 países devem concorrer e serão julgados por especialistas nacionais e internacionais. As categorias variam de acordo com a origem do leite.

De acordo com a organizadora do evento, Maricell Hussein, “o concurso colabora para melhorar as características sensoriais e premia, em cada categoria, o concorrente que apresentar os melhores resultados em função dos vários atributos avaliados por especialistas de reconhecimento internacional”.
 
Para participar, é necessário fazer a inscrição até o dia 10 de outubro pelo  site do evento  e preencher a ficha disponibilizada com os detalhes do produto. O produtor precisa estar em dia com os registros dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE), Federal (SIF) e Sisbi (equivalência) ou Selo Arte, para produtos artesanais. Queijos internacionais seguirão normas pré-determinadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Todas as regras podem ser encontradas no site. “O formulário é altamente intuitivo e, por meio das informações repassadas, o próprio site já vai inserir o queijo na categoria adequada”, explica Élvio Rocha, organizador do concurso.
 
Os jurados do concurso são participantes da Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), que tem sede na Itália e é reconhecida internacionalmente pela formação de provadores por meio de um método cientifico. A Onaf é referência mundial no trabalho de valorização dos queijos e preservação do sabor.

A Expoqueijo Brasil – International Cheese

A exposição será realizada no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá e terá 200 estandes para os produtos e patrocinadores, praça de alimentação com restaurantes e food trucks, área para apresentações culturais, oficinas e treinamento, além de espaço kids.

A estrutura espera receber 50 mil visitantes, além de expositores de todo o mundo e de todas as cadeias produtivas de queijo. Já no hotel, serão disponibilizadas salas para palestras e cursos, área específica para imprensa especializada, salões para o Concurso Internacional do Queijo e para o jantar de premiação dos produtores, autoridades convidadas e compradores de queijo.