O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de chuvas intensas com sinalização de perigo para mais da metade do estado de Minas Gerais nessa sexta-feira (22). O site da instituição disponibilizou um mapa em que é possível analisar por região e por cidades a situação dos alertas.
O nível de perigo varia de acordo com a cor utilizada no mapa, sendo a cor amarela para “perigo potencial” e a cor laranja indicando “perigo”. A região centro-sul do estado foi exibida no mapa majoritariamente na cor amarela, enquanto que parte do centro até o norte de MG foram representados em laranja.
ALERTA LARANJA
Cidades como Sete Lagoas, Abaeté, Bom Despacho, Conceição do Pará, Martinho Campos, Onça do Pitangui e Pitangui estão dentre os municípios com o alerta alaranjado. Nesse nível de perigo, o INMET alerta para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
ALERTA AMARELO
Cidades como Belo Horizonte, Divinópolis, Nova Serrana, Araújos, Bambuí, Carmo da Mata, Cláudio, Lavras e Formiga estão dentre os municípios marcados em amarelo. Para estes, o INMET avisa sobre chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta geral para essa sexta e fim de semana, segundo o instituto, é para que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Ademais, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).