fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da vida: – Only the strong survive?

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adulto-banco-assento-tribunal-6669812/

Na biologia existe o conceito de sobrevivência dos mais fortes, ou mais aptos, apesar dos biólogos preferirem a expressão “seleção natural”. Esse conceito foi desenvolvido por Charles Darwin em sua teoria da evolução, que segundo ele os seres vivos vivem uma permanente luta pela sobrevivência numa cadeia de redes correlacionadas.

Jó 4.3-5

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adulto-banco-assento-tribunal-6669812/

Ouvindo “Only the strong survive” o cantor Billy Paul começa sua canção dizendo que “se você está sentado sozinho chorando e os problemas tem se acumulado sobre sua vida, levante a cabeça, pois só os fortes sobrevivem”. É claro que a errônea tradução é por minha conta. Tenho ouvido muito essa canção e ela faz sentido pra mim quando eu olho para a Bíblia e vejo como servos de Deus considerados exemplares sofreram.

E de certa maneira o exemplo de Jó é o mais marcante para mim. A dor, e todo o sofrimento de Jó não foram momentâneos, não foi algo de um dia para o outro como parece ao ler o texto bíblico. Passaram-se dias entre um acontecimento e outro. Você já pensou quanto tempo você demora em superar a perda de um emprego? Quanto tempo demora em superar um relacionamento que terminou? E quanto tempo demora a cicatrizar a perda pela morte de um ente querido? Então para Jó passou-se um longo período para que tudo fosse reestabelecido (pelo menos em meus cálculos uns doze anos).

Mas no texto em destaque Elifaz diz para Jó: “O que está acontecendo com você? Se fosse eu, ou outro sofrendo você estaria tentando me levantar. Com certeza você tentaria me ensinar, iria me fortalecer. Pois suas palavras tendem a sustentar os cambaleantes, fortalecer os de joelho trêmulos, trazer conforto aos sem esperança. Agora, quando é você quem sofre, fica abatido, desanimado, enfadado.” Só faltou Elifaz completar, onde está sua fé?

Existem realmente inúmeros momentos de nossa vida em que os problemas parecem se acumular e nos atacar de uma forma tão ferrenha que tendemos a desfalecer. Ajudar o outro, muitas vezes é mais fácil do que nos ajudar. Neste momento crucial é hora de buscar o recurso certo, e com isso se fortalecer no Senhor.

Paulo diz aos Romanos, desejo vê-los e comunicar algum dom espiritual a fim de que sejais fortalecidos. Ele estava dizendo, desejo demonstrar como Deus em sua grandiosidade não nos abandona. Pelo contrário, sustenta, ampara, cuida. Tudo isso, pois ele nos ama ao ponto de exercer seu amor de uma forma tão exagerada ao ponto de entregar seu filho amado por nós.

Então diga: “Senhor, eu não sou nada comparado a sua grandeza e majestade. Mas estou aqui dependente do teu poder, do teu agir, então me sustenta, me apare, cuide de mim para que eu sobreviva”. Pense nisso e confie no Senhor. Darwin não estava certo em tudo, eu digo que só sobrevivem aqueles que estão dependentes do Senhor, que se tornam forte no poder do Altíssimo.

Um grande abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.