fbpx
Pular para o conteúdo

Divinópolis: Pico da onda de calor se aproxima e acende alerta para cuidados

Image
CLIMATEMPO DIVINOPOLIS 03 10 2020

CLIMATEMPO DIVINOPOLIS 03 10 2020

Está previsto para os próximos dias o “pico” da onda de calor em Divinópolis. Isso significa que entre sexta (2) e sábado (3) o tempo deve ficar ainda mais seco e ainda mais quente, com chances de novos recordes – o que acende alerta para cuidados com a saúde. Para esta quinta (1º), a previsão é de tempo estável, com máxima de 36°C.

Estamos em uma onda de calor e ela teve seu pico na segunda (29) (quando houve o recorde de dia mais quente do ano). O tempo se manteve estável, com ligeira queda nas altas temperaturas e teremos um novo pico no final de semana”, explica o meteorologista Cleber de Souza, do 5º Distrito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
 
A previsão é que os termômetros fiquem entre 18°C e 37°C na sexta (2) e entre 20°C e 38°C no sábado (3). O Inmet alerta que a umidade relativa do ar pode chegar a entorno de 10% – como já aconteceu nos últimos dias.
 
Há chances de alívio para domingo (4), quando há a chegada de uma frente fria que deve provocar queda nas temperaturas e melhora na qualidade do ar. Há chances de pancadas de chuvas isoladas a partir de quinta-feira dia (08)  As máximas em Minas serão registradas no Norte, Noroeste, Jequitinhonha e Triângulo, todas na casa dos 40°C. Para os próximos dias, tendência de chegar aos 43°C.
 

Cuidados com o tempo seco

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, e se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).