fbpx
Pular para o conteúdo

‘Ciclone bomba’ deve atingir litoral brasileiro e pode chegar a Minas Gerais

Image
Tempestade De Inverno Furacão Ciclone bomba Tufão Vento

Tempestade De Inverno Furacão Ciclone bomba Tufão Vento

Uma formação conhecida como ciclone bomba deve atingir o litoral Sul e Sudeste do Brasil hoje, 14. O ciclone pode chegar, com menor intensidade, na Zona da Mata de Minas Gerais, na região próximo à cidade de Juiz de Fora. Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, os ventos devem atuar sobre a região até a manhã desta terça-feira, 15. O especialista informa que o fenômeno pode atingir o nível 8 de ventania, na Escala de Beaufort. A metodologia foi criada para medir a intensidade de ventos. O índice vai até o nível 12, que é o equivalente a furacão. Isso significa que o fenômeno desta terça-feira pode alcançar uma velocidade de até 75 km/h, que é o suficiente para quebrar galhos de árvores e dificultar a caminhada contra as correntes de ar.
“Não tem influencia para Minas. Apenas o aumento de vento, se ocorrer, será de vento mais forte no Sul e Zona da Mata, acima de 50 km/h. Ventos superiores a 40 km/h já são considerados significativos. Se ocorrerem, poderão destelhar casas, derrubar árvores e postes de luz”, afirmou.

Ciclone Bomba
Heriberto dos Anjos explica que a nomenclatura dada a esse fenômeno está ligada à brusca mudança na pressão atmosférica. “Quando passa uma frente fria na região, a pressão cai muito em 24 horas. Então o ciclone se forma no mar e se desloca para o continente”, detalha. No entanto, o meteorologista explica que o próprio continente serve como uma barreira de proteção, com as montanhas e as construções. Por isso, as regiões mais atingidas pelo fenômeno se concentram no litoral, enquanto o interior é alcançado pelos ventos com menor intensidade.

Baixa umidade
Além do ciclone bomba, a Zona da Mata de Minas Gerais também deve ficar em estado de alerta ao longo da semana, por causa do tempo seco. Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, a região pode atingir 12% de umidade relativa nesta semana. O índice é equivalente ao que é observado em regiões de deserto e fica próximo ao estado de emergência.

Na região da capital mineira, a baixa umidade também permanece ao longo da semana, ficando entre 13% e 20%. Além disso, a previsão para Belo Horizonte é de temperaturas entre 17ºC e 31ºC. “Essa temperatura está de três a cinco graus acima da média registrada para a primeira quinzena de setembro nos outros anos”, acrescenta Ruibran.

Fonte: BHAZ