A onda de ameaças a escolas que tem se espalhado pela rede social, trouxe de volta a discussão em torno do projeto da Guarda Municipal em Divinópolis. Nesta semana o presidente da Câmara, o vereador Eduardo Print Júnior junto com outros vereadores, se reuniram com Secretário Trânsito Transporte, Defesa Social e Civil, Antônio Marcos de Oliveira e membros da Guarda Municipal da cidade de Nova Serrana, para obterem informações sobre a atuação deste tipo de serviço de segurança.
O programa Bom Dia Divinópolis, recebeu nessa sexta-feira, 14 o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) e o secretário de Trânsito e Transportes, Lucas Estevam. Segundo o chefe do executivo em setembro de 2022 foi iniciado um estudo de viabilidade para implantação do serviço em Divinópolis. A proposta é criar a Guarda Municipal dentro da estrutura de atuação da SETTRANS.
De acordo com o secretário o estudo aponta um custo mensal de mais de 1 milhão de reais para implantação e manutenção da Guarda Municipal. Só com custo de pessoal a expectativa é de ter um gasto mensal de aproximadamente 700 mil reais. Para tentar viabilizar a implantação na cidade o município vai buscar a formalização de um convênio com o governo federal. Porém não existe um prazo para finalização do estudo e do projeto de instalação da Guarda Municipal.