fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Vereadores aprovam projeto de lei que estabelece índice novo para atualização do UPFMD

Vereadores aprovam projeto de lei que estabelece índice novo para atualização do UPFMD

Image

Foi aprovado por 16 votos favoráveis, na primeira Reunião Extraordinária realizada desta legislatura, nesta quinta-feira (07), o Projeto de Lei Complementar EM Nº 001/2021, que dispõe sobre atualização anual do valor da UPFMD (Unidade Padrão Fiscal).

Projeto de lei que prevê a alteração do índice de correção das taxas municipais, do IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o IPCA (Índice de Preços do Consumidor Amplo), uma vez que este está em patamar mais baixo.

Mantendo o IGPM para o ajuste, implicaria em elevação considerável do valor da UPFMD, visto que o IGPM acumulou alta de 23,14% de janeiro a dezembro de 2020, o que significa um aumento expressivo nos valores a serem cobrados pelo Fisco Municipal. Refletindo notadamente nas guias do IPTU, taxa de coleta de lixo, multas e outros. 

O IPCA, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o índice oficial de inflação utilizado pelo Governo Federal, que acumula alta nos últimos doze meses de 4,31%.

Com a aprovação, o projeto volta para ser sancionado pelo prefeito municipal.