Pular para o conteúdo

Vereador declara apoio à greve dos servidores ambientais de Minas Gerais

Image

O vereador Vítor Costa manifestou nesta quinta-feira (11) seu apoio à greve dos servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SISEMA), iniciada em 1º de setembro. A paralisação, por tempo indeterminado, é fruto de anos de descaso do governo estadual com a categoria, responsável por arrecadar aproximadamente R$ 1,2 bilhão por ano para os cofres de Minas Gerais.

Segundo o parlamentar, é inadmissível que servidores fundamentais para a preservação ambiental tenham salários congelados há mais de 11 anos, enfrentem sobrecarga de trabalho e atuem em condições precárias. Em algumas regiões, apenas 12 servidores atendem 70 municípios, enquanto em outras, 3 fiscais são responsáveis por fiscalizar dezenas de cidades e empreendimentos.

“Essa situação é um absurdo. O governo Zema se recusa a realizar concursos públicos, precarizando ainda mais o serviço, sobrecarregando os trabalhadores e enfraquecendo a fiscalização ambiental. Isso abre espaço para o desmatamento, a destruição das veredas e tantas outras violações que estamos acompanhando em Minas Gerais”, afirmou Vítor Costa.

Na Câmara de Divinópolis, o vereador recebeu os servidores do SISEMA, leu uma carta de apoio a eles durante sua fala na tribuna e encaminhou um ofício tanto ao SINDSEMA quanto à ARSAE, reforçando o compromisso com a pauta da categoria. No documento, o vereador destacou que o quadro atual conta com apenas 1.353 servidores para todo o Estado, número muito inferior ao registrado em 2016, quando eram cerca de 2.400 profissionais, somado à ausência de concursos desde 2013, defasagem salarial superior a 80% e precarização das condições de trabalho.

O parlamentar reconheceu a importância do trabalho desempenhado pelos servidores ambientais e pela ARSAE para o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente, especialmente neste momento em que o Brasil se prepara para sediar a COP 30.

Vítor Costa reafirmou que seu mandato está à disposição para reforçar as reivindicações da categoria e apoiar iniciativas que garantam condições dignas de trabalho e valorização profissional em prol do meio ambiente.