fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico está tramitando na Câmara de Divinópolis

Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico está tramitando na Câmara de Divinópolis

Image

Já está tramitando na Câmara Municipal o Projeto de Lei 86/2023, de autoria do Poder Executivo, que institui a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O Projeto começou a tramitar no último dia 17 com pedido de urgência, isso porque a atual administração enviou a proposta com dois anos de atraso. O primeiro Plano de Saneamento do Município foi instituído via decreto em 2011 e, de acordo com a Lei Federal 11.445/2007, que definiu as diretrizes nacionais de saneamento básico, a revisão deve ser feita a cada 10 anos. Assim, em 2021 o prazo para a revisão do PMSB de Divinópolis já estava vencido.

Com 1.140 páginas, o Plano foi elaborado pela empresa Serenco Consultoria, contratada pela Prefeitura por R$ 825 mil para realizar o projeto. Como tramita em regime de urgência, a proposta terá que ser aprovada ainda esse ano, já que a Câmara tem um prazo de 45 dias corridos para sua votação.

Além do abastecimento de água potável e tratamento do esgoto sanitário, estão incluídos no PMSB os serviços de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O projeto garante a manutenção da privatização dos serviços de abastecimento e tratamento do esgoto.

O Plano de Saneamento Básico deverá ser revisto em 2033, uma vez que conforme Lei Federal a revisão deve ser feita a cada 10 anos. A Prefeitura trabalha com a perspectiva de uma população de 261 mil habitantes no ano da revisão. Com base nesse dado, o Plano prevê medidas que atendam a esse contingente populacional. A projeção indica, ainda, que em 2033 Divinópolis deverá produzir 63.831 toneladas de lixo anualmente.