fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Presidente do TSE pede que brasileiros não deixem de votar neste domingo (15)

Presidente do TSE pede que brasileiros não deixem de votar neste domingo (15)

Image

“Não fique de fora! Seu voto tem poder. Faça a diferença”. Com esses alertas, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, em pronunciamento veiculado há pouco em cadeia nacional de rádio e televisão, pediu aos brasileiros que não deixem de votar neste domingo (15), primeiro turno das Eleições Municipais de 2020. “Domingo se realizam as eleições para a escolha de prefeitos e vereadores. A democracia brasileira precisa de você. Não falte a esse encontro com a história”, disse.

O ministro lembrou que ninguém vive na União ou nos Estados, mas sim nas cidades, onde são tomadas algumas das principais decisões que afetam a vida da população, como garantir o acesso à educação fundamental, à saúde básica e ao saneamento. Porém, segundo Barroso, para exigir dos representantes, é preciso participar. “Era triste e feio o tempo em que não tínhamos esse direito. A sua cidade e o Brasil terão a cara de quem comparecer às urnas. Para exigir, é preciso participar. Seu voto tem poder. Faça a diferença”, destacou.

Barroso também alertou os eleitores dos 5.567 municípios que irão às urnas amanhã – a eleição em Macapá (AP) está temporariamente suspensa – a votarem de forma consciente. “Selecione com cuidado o seu candidato. Ainda há tempo. Informe-se acerca de sua seriedade e credibilidade. Na democracia, não existe nós e eles. Eles são aqueles que nós colocamos lá”, ressaltou.

O presidente do TSE ainda pediu aos brasileiros que votem com segurança. De acordo com Barroso, a Justiça Eleitoral tomou todas as medidas necessárias para garantir a saúde de todos os envolvidos no processo eleitoral. Contudo, é importante que os próprios eleitores façam a sua parte. “Use máscara. É obrigatório. E ela protege você e os outros. Se possível, leve sua própria caneta. Mantenha distância de, ao menos, um metro das outras pessoas e limpe suas mãos com álcool gel antes e depois de votar”, reforçou.

Ao finalizar o pronunciamento, Barroso disse: “Seja dono do seu destino. E qualquer que seja a sua convicção, faça parte de uma corrente do bem. Ajude a fazer um país melhor e maior”.

Foto TSE

Com informações TSE