fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Ney Burguer volta a criticar instabilidade no Sistema da Prefeitura

Ney Burguer volta a criticar instabilidade no Sistema da Prefeitura

Image

Os transtornos causados pela troca e atualizações nos sistemas da infraestrutura tecnológica da Prefeitura de Divinópolis tem sido alvo de polêmicas desde novembro de 2023, quando foram anunciadas as melhorias e uma “instabilidade temporária” para realiza-las. Quase três meses depois o problema persiste, situação que provocou o vereador Ney Burguer a cobrar novamente um posicionamento definitivo do Executivo.

No pronunciamento feito durante a Reunião Ordinária desta terça-feira (27/02), o edil ressaltou que houve uma falta de planejamento da Secretaria de Administração (Semad). Além de iniciar as mudanças nos sistemas em um período pouco apropriado devido a vários fatores, como férias de funcionários, aumento na demanda e o próprio funcionamento das repartições públicas no final do ano, a secretaria também não conseguiu cumprir os prazos combinados para o retorno dos serviços digitais. “A promessa era que tudo voltaria a funcionar normalmente em dezembro, e hoje já estamos no final de fevereiro, ou seja, mais de 60 dias de atraso. O transtorno que está causando a população é imenso, porque além da dificuldade para conseguir emitir guias e taxas, a liberação de processos que foram protocolados ano passado ainda no sistema antigo, está uma bagunça”, disse.

Ney alertou que o Município está deixando de arrecadar, o que traz prejuízo às finanças públicas e interfere nos orçamentos planejados. Ele exemplificou citando o IPTU, que tinha o vencimento em fevereiro e, agora, só será recolhido em abril. Para o contribuinte, o prejuízo também é grande. “Vou dar um exemplo. Um cidadão entrou com um pedido de certidão de número no final do ano passado, e até hoje não conseguiu a liberação dessa certidão. Sabe por que? Porque o processo simplesmente sumiu. Ninguém dá notícia. Ninguém sabe onde foi parar. E como o processo tinha sido cadastrado no sistema antigo, eles não conseguem localizar pelo sistema novo para saber em qual setor o mesmo parou. Enquanto isso, o contribuinte fica no prejuízo, pois não consegue fazer a ligação de água e luz em sua residência porque depende da certidão de número”, declarou.

O vereador deixou claro que continuará cobrando uma solução. “Vou falar mais uma vez, falta de planejamento, e principalmente de cobrança junto a empresa. E enquanto essa situação não for resolvida, eu não vou parar de cobrar nessa tribuna”, finalizou