fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Lula coloca sob sigilo as visitas recebidas no Palácio da Alvorada

Lula coloca sob sigilo as visitas recebidas no Palácio da Alvorada

Alberto Fernandes faz o L na posse de Lula
Alberto Fernandes faz o L na posse de Lula

Desde 1º de janeiro de 2023, o governo tornou sigilosos os nomes dos visitantes que Lula recebeu no Palácio da Alvorada. O Gabinete de Segurança Institucional disse que os registros de acessos têm classificação sigilosa no grau RESERVADO a partir dessa data.

O Palácio da Alvorada é a residência oficial do presidente e serve para receber políticos e autoridades.

No primeiro dia do ano, o presidente Lula derrubou sigilos que Bolsonaro criou. Em dois decretos, ele revogou normas que davam caráter sigiloso a documentos da gestão anterior.

Depois das revogações, Lula divulgou quem visitou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Ele revelou os nomes de 565 pessoas que estiveram na residência oficial.

Outro sigilo que o governo Lula revogou mostrou as visitas dos filhos de Bolsonaro ao pai no Palácio do Planalto. Quatro filhos do ex-presidente se encontraram com o então presidente 667 vezes.

Lula usou questões de segurança para não divulgar a lista de visitantes, citando o artigo 24 da Lei nº 12.527/2011.

Esse artigo prevê que as informações que possam colocar em risco a segurança do Presidente e Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as) serão classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo.