Jovens vereadores irão tomar posse na Câmara de Divinópolis

Postado em 29/01/2020 17:29

Serão empossados na próxima segunda-feira (03), às 14 horas no plenário da Câmara Municipal de Divinópolis, quatro jovens vereadores eleitos para a primeira legislatura do projeto Câmara Jovem. Já em sua 1ª edição, em caráter piloto, o projeto, de autoria do vereador Matheus Costa (CDN) e coordenado pela Escola do Legislativo Deusdedith Afonso Carrilho, tem proporcionado situações legislativas aos alunos que, representando a figura dos vereadores, agora empossados, terão a oportunidade de apresentar projetos, matérias e sugestões para solucionar importantes questões da cidade de Divinópolis.

Em entrevista, o diretor da Escola do Legislativo, Roberto Franklin, afirmou que ao longo dos últimos meses, os jovens vereadores participaram de oficinas de capacitação e formação. Segundo ele, a cerimônia de posse, que terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Câmara e entrega dos Diplomas, é um momento especial para todos que participaram do projeto.”O Câmara Jovem tem o intuito de contribuir para a formação cidadã, despertando a responsabilidade pelas mudanças sociais, além de promover a integração e o fortalecimento com o Legislativo. Por isso, a posse representa, de certa forma, a maturidade desses jovens vereadores e o momento de praticar a exercer o que aprenderam ao longo dos últimos meses com os 10 módulos formativos. Mesmo sendo uma edição de testes e adaptações, estamos muito felizes com os resultados”, afirmou Roberto, detalhando que após a posse, os jovens vereadores farão a 1ª reunião ordinária, com eleição e composição da mesa diretora .

Na próxima semana, os jovens vereadores também já iniciam a participação em reuniões de comissões permanentes. Ao todo, serão realizadas dez (10) reuniões ordinárias, no período de fevereiro a dezembro de 2020 , e suas propostas que forem aprovadas, serão apresentadas e encaminhadas para as Comissões Temáticas da Câmara Municipal de Divinópolis, para apreciação dos vereadores da atual legislatura.

Autor do projeto de criação do Câmara Jovem, o vereador Matheus Costa (CDN) demonstrou agradecimento e satisfação de ter proposto a ação.“Ainda jovem, eu tive a oportunidade de participar de um projeto semelhante aqui na Câmara e nunca me esqueci do que aprendi. Ao propor essa iniciativa, em parceria com o trabalho fundamental e precioso da Escola do Legislativo, nos estamos estimulando os alunos e alunas a serem mais críticos e participativos. Essa é a primeira legislatura de muitas que, com certeza, virão. Parabéns a todos os professores, alunos e alunas que abraçaram o projeto”, agradeceu.

Jovens Vereadores

No total, os jovens vereadores participaram de quatro etapas no projeto: inscrição, formação, eleição e, por fim, a atuação. São eles: Ana Clara Andrade, Jeferson Silva de Oliveira Júnior, Júlia Coelho Paim e Júlio César dos Santos.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!