Falta mais de um ano para as Eleições 2026, mas partidos já discutem nomes e alianças para candidaturas. Representantes de Divinópolis em Brasília, o deputado federal Domingos Sávio (PL) e o senador Cleitinho (Republicanos) são pré-candidatos ao Senado e ao Governo de Minas, respectivamente. Porém, articulações recentes podem ‘mexer’ com as aspirações.
Na última quinta-feira (26), o Partido Liberal realizou o encontro estadual em Belo Horizonte com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro. Um nome que chamou a atenção foi do vice-governador Mateus Simões (Novo), que é tratado por Romeu Zema como seu sucessor, já que o atual chefe do Executivo está no segundo mandato.
Único não-filiado ao PL a participar do evento, Simões esteve ao lado de Bolsonaro em um possível gesto de ‘união da direita’. Além do vice-governador e de Cleitinho, o deputado federal Nikolas Ferreira é o nome mais forte da legenda que pode concorrer ao Palácio Tiradentes em 2026. Os congressistas são os mais bem colocados em pesquisas de intenção de voto.
Apesar da aproximação com o ex-presidente, principalmente na campanha que o elegeu ao Senado, o divinopolitano não participou do evento.
Em nota enviada ao Portal MPA, a assessoria do parlamentar disse que ele esteve em compromissos em Águas Claras, distrito de Mariana. Sobre a pretensão de disputar o Governo de Minas, Cleitinho ainda mantém a postura como pré-candidato. Porém, o foco está no seu mandato como senador e que “só vai tocar no assunto no ano que vem“.
Pré-candidato ‘forasteiro’ teria ‘desaprovação’ do PL Divinópolis
Em 2026, eleitores irão escolher dois nomes ao Senado Federal. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Veritá divulgada em março aponta que o PL tem três nomes tecnicamente empatados: o deputado federal e presidente estadual do partido, Domingos Sávio, o deputado federal Eros Biondini e o deputado estadual Cristiano Caporezzo.
Na ocasião, Domingos Sávio disse que a prioridade no momento é o trabalho na Câmara e a construção de um projeto político sólido para Minas.
Recentemente, outros nomes foram ventilados como o pastor Edésio de Oliveira, pai do deputado Nikolas Ferreira, e o comentarista político Marco Antônio Costa, conhecido como ‘Superman da Direita‘, que se mudou de São Paulo para Lagoa Santa. Porém, o partido não pretende lançar um ‘forasteiro’ como candidato.
Em uma postagem no Instagram sobre a possível candidatura, o perfil do PL Divinópolis comentou que “vai rolar não“, indicando uma possível rejeição.
Ao Portal MPA, a assessoria de Domingos Sávio disse que o deputado “não tem controle sobre perfis de redes sociais isolados” e que não procede que Marco Antônio seja pré-candidato ao Senado. Além disso, o PL Minas alega que “não há nenhuma sinalização de ter candidato que não seja do estado“.