fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Planeta Diário
  • Donald Trump sugere anexar Canadá aos EUA em mapa publicado em rede social

Donald Trump sugere anexar Canadá aos EUA em mapa publicado em rede social

Image

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu a anexação do Canadá, país vizinho, aos EUA, em duas publicações nas redes sociais nesta terça-feira (07). As publicações em questão foram feitas na rede social Truth Social, criada pelo próprio republicano em fevereiro de 2022. Veja abaixo o primeiro post.

Na publicação ilustrada acima, é possível perceber que a bandeira dos Estados Unidos cobre todo o território estadunidense e também o território canadense, o qual não faz parte dos EUA e tem seu próprio governo.

Inclusive, o presidente eleito coloca uma descrição na imagem, dizendo “Oh Canada!”, denotando saber que os limites internacionais entre os países estão equivocados e sugerindo a anexação. Abaixo, confira outro post realizado por Donald Trump logo após o mapa adulterado.

Mais uma vez, o republicano ignora a soberania canadense e inclui o país vizinho ao território dos EUA. No mapa ideal publicado por Donald Trump, a América do Norte seria formada por dois países apenas, sendo um deles a junção de Estados Unidos e Canadá, e o segundo país, o México.

Por que Trump quer a anexação do Canadá aos EUA?

Não é a primeira presidente eleito dos EUA faz declarações a respeito do tema. Nas redes sociais, Donald Trump comentou que a anexação do Canadá seria uma forma de impedir as tarifas que serão impostas ao país vizinho, promessa de campanha do republicano nas últimas eleições.

Além disso, ele argumenta que a junção dos territórios iria impedir que navios russos e chineses, que, segundo ele, cercam o país, não ofereceriam mais perigo para o Canadá, pois estaria ‘seguro’ sob o guarda-chuva americano.

Em meio às declarações, na Truth Social, Trump exclama: “Juntos, que nação grande seríamos!” Esse comentário, inclusive, surge em um contexto de pressão política dentro do governo canadense, visto que Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, renunciara horas após o post.

As provocações do republicano ao governo canadense e ao próprio ex-primeiro-ministro já perduravam meses, como quando chamou Trudeau de “governador do 51º estado dos EUA”, em dezembro do ano passado, por meio da Truth Social.

Em resposta, Justin Trudeau, agora renunciado ao cargo, disse que a anexação do território do Canadá aos Estados Unidos não tem a menor chance de acontecer, e complementou, explicando que os trabalhadores e as comunidades de ambos os países se beneficiam por serem os maiores parceiros comerciais e de segurança um do outro.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
()
x