fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Domingos Sávio consegue credenciamento da rede de urgência do Centro-Oeste

Domingos Sávio consegue credenciamento da rede de urgência do Centro-Oeste

O deputado federal Domingos Sávio articulou e conduziu a reunião com o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, para relatar as demandas mais urgentes e necessárias do centro-oeste mineiro. Participaram da reunião, o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, o presidente do Cis-Urg Oeste, prefeito Edson Vilela da cidade de Carmo do Cajuru, o secretário executivo do consórcio, Márcio José Zanardi e o controlador e ouvidor, Rodyson Kiristnamurti,  o secretário municipal de Divinópolis, Amarildo Sousa, a superintendente do Complexo de Saúde São João de Deus, Elis Regina e o assessor jurídico, André Waller.

A comitiva saiu com uma vitória para o centro-oeste mineiro na área da saúde: o credenciamento da rede de urgência, com aporte anual de R$ 40 milhões/ano, que era o principal pleito. Além disso, foi demonstrada a necessidade de concluir e colocar em funcionamento, o Hospital Regional Divino Espírito Santo, que completará a rede hoje credenciada. Nos próximos dias, o deputado e demais representantes da área se sentarão com o secretário de estado de saúde para traçar o plano de trabalho a ser apresentado ao ministro acerca do hospital.

O deputado Domingos Sávio destacou que o credenciamento impacta em toda a rede de urgência, atingindo diretamente, mais de 1,5 milhão de usuários, além de toda a rede de hospitais. “Estamos saindo com um resultado muito positivo, isso repercute no Complexo de Saúde São João de Deus e em mais 30 hospitais da região. Este é o resultado de um trabalho de mais de dois anos, no qual me orgulho de participar, que foi feito a muitas mãos: secretários municipais de saúde, diretores de hospitais, superintendente de saúde, secretário de estado, Cis-Urg e a nossa atuação parlamentar”, disse o deputado federal Domingos Sávio.

Mandetta relatou a importância de Minas para o governo Bolsonaro e adiantou que o ministério trabalhará de forma justa no atendimento aos pleitos. “Desejamos que esse dinheiro seja bem empregado na rede SUS do centro-oeste, em que destaco o trabalho de todos aqui presentes para que este credenciamento seja efetivado. Tenham a certeza de que o governo terá sempre um olhar especial para com as demandas de Minas Gerais”, enfatizou o ministro.

O impacto do aporte anual na rede de urgência da região deverá se estender para outras áreas, como reforça os gestores técnicos. Com a ampliação, por exemplo, o Complexo de Saúde São João de Deus, que atende atualmente com 326 leitos, passará a atender com 405 leitos. “Através desse aporte financeiro que nós teremos, vamos conseguir desafogar outras áreas e expandir a atenção primária. Vai favorecer muito tanto o município de Divinópolis quanto os do entorno, que compõem a rede”, explicou o secretário municipal de saúde de Divinópolis, Amarildo Sousa.

Satisfeito com o resultado da audiência, o prefeito do município de Carmo do Cajuru e presidente do Cis-Urg, Edson Vilela, destacou a importância do credenciamento. “Através dessa ação de trabalho parlamentar do Domingos Sávio, nós estaremos aumentando o número de vagas para o próprio Samu, que hoje faz o atendimento, o recolhimento do paciente, para que ele possa ter uma destinação em média e alta complexidade” disse o prefeito.

.