Divinópolis terá manifestação pelo impeachment de Gilmar Mendes

Postado em 13/11/2019 20:48

O impeachment do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é a pauta principal de protestos convocados para as mais importantes cidades brasileiras no domingo (17). A hashtag #ImpeachmentGilmarMendes chegou a ser a mais comentada no Twitter no começo da semana.

Divinópolis está no mapa das manifestações. O evento ocorre a partir das 15:00 na Praça do Santuário.

Pedido de Impeachment

O jurista Modesto Carvalhosa, professor aposentado da Universidade de São Paulo, protocolou um pedido de impeachment no Senado em março deste ano. Entre os argumentos mais contundentes citados por Carvalhosa estão:

– Proferir julgamento quando é suspeito na causa (nove vezes),

– Exercer atividade político-partidária (três vezes),

– Proceder de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro nas funções de ministro do Supremo Tribunal Federal (vinte vezes).

O documento tem 150 páginas.

Senado

Alguns senadores têm se unido para discutir o assunto. Randolfo Rodrigues (REDE) e Jorge Kajuru (PRP) são os parlamentares que mais vezes usaram a tribuna para questionar decisões polêmicas do ministro Gilmar Mendes.

O pedido de impeachment foi entregue ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), e não tem prazo para ser apreciado.

Divinopolitanos

“Manifestações de rua pressionaram cenários políticos brasileiros nas últimas décadas. Mas a corrupção do Judiciário nunca esteve na mira central do povo. Agora está. Pra mim, Gilmar representa o que há de pior no Brasil”, disse Helena Leão, 41 anos, representante comercial e ouvinte da Minas FM.

 

Gilmar Mendes. Foto: Marivaldo Oliveira, do Estadão.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!