fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Desenvolve Minas Gerais: microrregional AMOG no sul do estado será o foco da sétima edição do “AMM nos Municípios”

Desenvolve Minas Gerais: microrregional AMOG no sul do estado será o foco da sétima edição do “AMM nos Municípios”

Image
AMM nos Municípios

A região sul de Minas Gerais será a próxima a receber o projeto “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”, em parceria com o Sebrae, na próxima quinta-feira, 17 de setembro, às 9h e será transmitido ao vivo pelos canais de comunicação da Associação Mineira de Municípios (AMM). A sétima edição do evento virtual terá como foco os municípios que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG), tendo como público-alvo gestores, servidores públicos, parlamentares e sociedade civil interessada em empreendedorismo.

Estarão presentes na abertura: o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda; o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles,; o diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz; o presidente da AMOG e prefeito de Monte Santo de Minas, Paulo Sérgio Gornati; o diretor da AMM Região Sul e prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera; e o 1º secretário da AMM e prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes. A mediação será do coordenador geral de Comunicação da AMM, Lu Pereira.

O primeiro painel terá como tema as “Novas Estratégias para o Desenvolvimento dos Municípios”. A primeira apresentação será sobre “Compras Públicas”, com a consultora do Sebrae Minas, Fátima Moreira Silva; logo após, para falar sobre consórcios públicos e desenvolvimento regional, a advogada especialista em Direito Público, Viviane Macedo. O case regional será sobre a experiência do Selo de Inspeção Regional, com a gerente de operações do Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba.

Na sequência, será debatido o tema “Desburocratização como Ferramenta do Crescimento Econômico”. Para apresentar o Guia Municipal de Liberdade Econômica – documento que tem por objetivo nortear os municípios mineiros quanto à implementação dos princípios da Liberdade Econômica (Lei 13.874/2019), o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Minas Gerais, Douglas Cabido. Em seguida, a liberdade econômica nos municípios será abordada pelo analista do Sebrae Minas, Cássio Duarte.

O case regional será sobre o município que inovou em tempos de pandemia (vendas e negócio online), com a diretora do grupo Ouse Ouse, Rosana Marques. Para encerrar o evento, o presidente da AMOG e o presidente do CIMOG, consórcio regional, Paulo Sérgio Gornati e Edson José Ferreira, falarão sobre a importância da microrregional e sobre o surgimento do CIMOG.

Desenvolve Minas Gerais

O evento faz parte do Desenvolve Minas Gerais, convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios, que aconteceu em Belo Horizonte, em dezembro do ano passado. O principal objetivo do projeto, que tem o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, possibilitando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.    

Parceiros 

O Desenvolve Minas Gerais conta com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (CRE-MG); todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.