fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Deputado mineiro se diz perplexo com projeto que extingue o feriado de Tiradentes para criar o do ‘Descobrimento do Brasil’

Deputado mineiro se diz perplexo com projeto que extingue o feriado de Tiradentes para criar o do ‘Descobrimento do Brasil’

Image
RENATO PRINT JUNIOR VEREADOR CAMARA MUNICIPAL

O deputado estadual Professor Cleiton – PSB, fez um requerimento ao presidente da assembleia legislativa do estado de Minas Gerais pedindo uma manifestação de repúdio ao Deputado Federal Luiz Philippe de Orleans Bragança, pela autoria do Projeto de Lei 6.460/2019. A proposta extingue o feriado nacional de Tiradentes e inclui o feriado de descobrimento do Brasil em 22 de abril. Ainda pede que essa manifestação seja de conhecimento do deputado federal, que tem o sobrenome da família real.

Na longa descrição da justificativa o deputado Professor Cleiton retrata Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) e forma como se tornou, talvez, o personagem mais popular da história nacional e ganhou contornos heroicos. 

Ele encerra a descrição dizendo ver a proposta com perplexidade. “Por ser exatamente no ano em que celebramos os 300 da criação de nossa Capitania, o referido projeto mencionado nessa Moção de Desagravo, oriundo de um descendente da família real, que desconhece até mesmo, a memória do seu antepassado D. Pedro II, que soube honrar a memória do alferes das Gerais, além de conviver com as diversas correntes políticas da sua época, inclusive o próprio programa republicano que se opunha ao trono, mas que nunca fora combatido e perseguido por nosso último Imperador. Como um deputado que se comporta exaltando às marias loucas estrangeiras de nosso tempo, tal comportamento de querer rebaixar a grandeza e importância de Tiradentes, só podemos repudiar esse PL 6460/19, que também nos leva a refletir que não estamos livres do espírito traidor de Joaquim Silvério dos Reis, encarnado por esse senhor que não conseguirá ofuscar o grito que dos Inconfidentes, que até hoje ecoa nos ares das Alterosas, “libertas quæ sera tamem”!

NOTA DE REPÚDIO