fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • CSSJD recebe Gleide Andrade para entrega de um novo acelerador linear

CSSJD recebe Gleide Andrade para entrega de um novo acelerador linear

Image
acelerador linear é um dispositivo utilizado dentro do serviço de radioterapia, que tem como função emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos, as radiações emitidas por ele são os raios x de alta energia

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD realizará nesta segunda-feira, 09 de outubro, uma reunião de formalização do empenho do recurso da aquisição de um Acelerador Linear para sua Unidade Oncologia. O evento contará com a Secretária Nacional de Finanças e Orçamento do Partido dos Trabalhadores, Gleide Andrade, e a Deputada Estadual, Macaé Evaristo.

A Diretoria do CSSJD, em conjunto com os médicos Radioterapeutas da Unidade, foram à Brasília, em diversas ocasiões, em busca deste recurso, e encontraram apoio de políticos da região. 

O empenho de R$ 10 milhões por parte do Ministério da Saúde para a aquisição do aparelho foi anunciada nessa quarta-feira, 04 de outubro, por Gleide Andrade, que formalizará pessoalmente na segunda-feira, a notícia ao CSSJD.  

A reunião ainda contará com a participação dos Médicos Radioterapeutas e Diretores e Gestores do CSSJD, além da ACOM – Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste Mineiro, grande parceira do CSSJD, que realiza um trabalho de apoio aos pacientes oncológicos do Hospital do Câncer. 

A aquisição deste novo aparelho é um sonho desta Gestão do CSSJD, que proporcionará uma assistência ampliada e completa aos pacientes em radioterapia na Região Oeste. Atualmente, são realizadas uma média de 1.900 sessões de radioterapia por mês, sendo o CSSJD o terceiro maior hospital oncológico de Minas Gerais. 

Ao realizar a substituição do antigo acelerador (que se encontraria sem manutenção a partir de dezembro) para este modelo mais moderno, o Hospital do Câncer passará a contar com dois aceleradores lineares de última geração, podendo realizar uma média de 2.700 sessões por mês, um aumento de 42%. 

O Complexo de Saúde São João de Deus agradece à Secretária Nacional de Finanças e Orçamento do Partido dos Trabalhadores, Gleide Andrade, e a Deputada Estadual, Macaé Evaristo, pelo apoio e empenho nesta conquista, que beneficiará não apenas o Hospital do Câncer, mas toda a Região Ampliada Oeste. 

Acelerador Linear

O acelerador linear é um dispositivo utilizado dentro do serviço de radioterapia, que tem como função emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos, as radiações emitidas por ele são os raios x de alta energia ou elétrons acelerados (partícula beta) e ambos são provenientes do processo de conversão de energia elétrica em energia radiante.