fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Cleitinho Azevedo faz intermédio para que estado compre máscaras que Divinópolis produzir

Cleitinho Azevedo faz intermédio para que estado compre máscaras que Divinópolis produzir

Image

O Deputado Cleitinho Azevedo, já está intermediando junto ao Governo de Minas Gerais, para que o mesmo possa adquirir máscaras, aventais e outros equipamentos de proteção, a partir do que for produzido em Divinópolis. A solução foi uma das encontradas para amenizar os efeitos da crise no setor já que as empresas continuariam funcionando, sem demitir funcionários.

O primeiro contato com o deputado, foi feito pelo ex-vereador Rodyson Kristnamurti, que atua como intermediador entre os trabalhadores do setor, representados pelo SOAC, o Sindicato das Costureiras de Divinópolis, que apresentou a ideia de aproveitar a estrutura que a entidade já possui para dar cursos aos profissionais da área para que eles possam produzir as peças necessárias, dentro das normas técnicas que são exigidas pela legislação sanitária. Para que isto ocorra, porém, é necessário que o Governo se comprometa a adquirir a produção local.

No primeiro contato com a Secretaria de Governo e Secretaria de Saúde de Minas, foi solicitado um relatório com a capacidade produtiva da cidade, com o número de peças e quais tipos de peça conseguem produzir. A partir destes dados, o Governo irá apontar se é possível e indicará quais os procedimentos legais para que a parceria seja viabilizada. Estes números são necessários para que o Governo possa discutir a proposta com a equipe montada para o combate ao coronavírus.

A Equipe do Deputado Cleitinho já está solicitando estes dados junto às entidades de classe, como Sinvesd (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis), para que sejam enviados o mais rápido possível para a SES e SEGOV. De acordo com o Sinvesd a produção pode chegar a 4 milhões de máscaras por mês.

Segundo a diretora do SOAC, Ana Lúcia dos Santos, a oficina do SOAC hoje permite a produção de cerca de 1.200 máscaras por dia. A produção da cidade poderá ser ainda maior já que várias empresas tem manifestado interesse em participar desta ação. Acredita-se que com a sinalização positiva, será possível atender a demanda nacional e até mesmo de outros países. Cleitinho também irá propor ao estado que seja feita uma política de incentivo, por meio da redução de impostos sobre os insumos, para que as elas tenham um custo menor para o Poder Público.

Foto Assessoria Cleitinho Azevedo