fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Política
  • Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Minas aborda instalação de placas fotovoltaicas no Lago das Roseiras

Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Minas aborda instalação de placas fotovoltaicas no Lago das Roseiras

Hoje, a Assembleia Legislativa de Minas sediou uma audiência pública convocada pelo deputado Professor Cleiton para discutir a polêmica instalação de placas fotovoltaicas no Lago das Roseiras
Rodyson enfatizou a importância do lago como patrimônio de lazer e turismo para Divinópolis

Hoje, a Assembleia Legislativa de Minas sediou uma audiência pública convocada pelo deputado Professor Cleiton para discutir a polêmica instalação de placas fotovoltaicas no Lago das Roseiras, na Barragem de Cajuru. O vereador Rodyson do Zé Milton, representando a Câmara Municipal de Divinópolis, reiterou a oposição dos moradores à decisão, destacando o impacto econômico no turismo local.

O encontro reuniu deputados, prefeitos, vereadores, representantes da Cemig, moradores e demais interessados no assunto e foi provocada pelo Partido Verde, através dos deputados Professor Cleiton e Lohanna França.

“Temos que destacar também a participação das Câmaras Municipais. Além de Divinópolis, representada por mim, tivemos as presenças dos vereadores Quêdo e Tim, de Cláudio, e Rafael, de Carmo do Cajuru”, destacou o Vereador Rodyson do Zé Milton, que iniciou a discussão do assunto em Divinópolis.

“A região estava representada. Além dos deputados do PV, tivemos a participação do Eduardo Azevedo, do prefeito de Cláudio e também de uma representação da prefeitura de Divinópolis, através do Secretário Luiz Ângelo. E foram unânimes no posicionamento contrário à instalação das placas e isso é significativo. Somente os representantes da Cemig foram a favor do projeto”, frisou o vereador.

Entre as possibilidades tiradas da reunião está a de se adequar o Lago das Roseiras ao que foi feito em Furnas, que agora segue parâmetros estabelecidos em lei. O autor do projeto de Furnas, professor Cleiton, já iniciou os estudos nesse sentido.

Outro questionamento importante foi feito pela deputada Lohanna França, que já solicitou de forma oficial a notificação da Defesa Civil e do comando do Corpo de Bombeiros. Segundo ela, esse é um aspecto importantíssimo. Outro questionando pontual da deputada foi o fato da Cemig investir cerca de 30 milhões de reais na instalação das placas paralelamente a um processo de privatização. “Vão investir em algo que querem vender?”, questionou.

Durante a audiência, ficou acordado o envio de questionamentos à Cemig e outros envolvidos, incluindo o Corpo de Bombeiros, buscando esclarecimentos sobre a segurança de banhistas e trabalhadores. O debate reflete a contínua preocupação da comunidade em preservar o lago e seu entorno, destacando a necessidade de um diálogo aberto sobre os desafios e impactos dessa decisão.

Hoje, a Assembleia Legislativa de Minas sediou uma audiência pública convocada pelo deputado Professor Cleiton para discutir a polêmica instalação de placas fotovoltaicas no Lago das Roseiras
Rodyson enfatizou a importância do lago como patrimônio de lazer e turismo para Divinópolis