fbpx
Pular para o conteúdo

Três casos suspeitos de escarlatina em alunos de Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis investiga três casos suspeitos de escarlatina em alunos da rede municipal de ensino.
O Portal MPA entrou em contato com a prefeitura e a mesma não quis informar o nome da escola que apresentou os casos.

A Prefeitura de Divinópolis investiga três casos suspeitos de escarlatina em alunos da rede municipal de ensino. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a Vigilância Epidemiológica foi notificada sobre a situação na segunda-feira (20) e está realizando exames para confirmar a doença. O Portal MPA entrou em contato com a prefeitura e a mesma não quis informar o nome da escola que apresentou os casos.

Os alunos que apresentam os sintomas, como febre alta, dor de garganta, manchas vermelhas na pele e descamação, foram afastados das aulas. A turma deles teve as atividades suspensas nesta terça-feira (21) para que seja feita uma desinfecção da sala de aula.

A escarlatina é uma doença infecciosa e contagiosa que é causada pela bactéria Streptococcus pyogenes. A transmissão ocorre pelo contato direto com secreções de pessoas infectadas, como saliva, tosse ou espirro. A doença é mais comum em crianças em idade escolar, durante a primavera. Os sintomas geralmente começam de 2 a 5 dias após a infecção e duram de 5 a 7 dias.

O tratamento da escarlatina é feito com antibióticos, que ajudam a eliminar a bactéria e prevenir complicações.