fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • Servidora municipal afirma ter sido vítima de transfobia na Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Servidora municipal afirma ter sido vítima de transfobia na Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Image

 

Mulher baleada em Divinópolis por uma Policial Civil recebe alta médica

Uma servidora da Prefeitura de Divinópolis denunciou que foi vítima de transfobia nessa terça-feira, 15. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro Oeste (Sintram). De acordo com a servidora de carreira do Município, o crime foi cometido dentro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pela recém nomeada no cargo comissionado de coordenadora de regularização ambiental.

Ainda segundo o sintram, a vítima relatou que durante todas as manhãs é feita a rotina de entrega de documentos nas secretarias, e ontem, solicitou à coordenadora de regularização ambiental que recebesse a documentação referente à pasta, porém a mesma se negou a receber os documentos, e determinou que outra funcionária fizesse o protocolo da documentação, e com ironia utilizou o pronome masculino para se referir a ela. Segundo a servidora, a coordenadora disse a seguinte frase: “pega com ele os documentos”.

A servidora municipal foi até a Delegacia de Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência (B.O). Pelo fato de o crime ter ocorrido há poucas horas e se enquadrar em flagrante, o delegado determinou que a Polícia Militar (PM) buscasse a coordenadora na Prefeitura, e a conduzisse até a Delegacia para prestar depoimento. A presidente do Sintram , Luciana Aparecida Santos, a diretora de formação sindical, Geise Silva e o departamento jurídico do Sindicato acompanharam a servidora vítima do crime durante sua oitiva, e a instauração do inquérito pela Polícia Civil.

A presidente do Sintram repudiou veemente o fato, e reforçou que transfobia é crime, e a conduta da coordenadora, nomeada no cargo no dia 2 de março, pode ser punida pela Lei de Racismo (7716/89), que prevê pena de um a três anos de reclusão, além de multa para quem “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito”.

Procurada, a prefeitura se divinópolis se posicionou em nota: “A Prefeitura de Divinópolis lamenta profundamente o ocorrido e salienta que está analisando a possibilidade de instaurar o procedimento administrativo para apurar o acontecido. A gestão repudia qualquer ato de discriminação sexual e vem trabalhando para criar políticas públicas e ações que visem proteger as minoria.”.