fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Policial
  • PCMG prende suspeito de intermediar morte de pré-candidato a vereador

PCMG prende suspeito de intermediar morte de pré-candidato a vereador

Image
PCMG prende suspeito de intermediar morte de pré-candidato a vereador pcmg_itiuitaba_homicidio (2)

PCMG prende suspeito de intermediar morte de pré-candidato a vereador pcmg_itiuitaba_homicidio (2)

Como resultado das investigações acerca do homicídio de um pré-candidato a vereador em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, nessa segunda-feira (26), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu mandado de prisão temporária contra um homem, de 43 anos, suspeito de envolvimento no crime. Os levantamentos apontam o investigado como intermediador da execução da vítima, de 34 anos, a mando de um vereador da cidade.

A equipe também deu cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão, sendo três em endereços pertencentes ao membro do Legislativo Municipal, de 43 anos. Nos locais, a equipe apreendeu uma arma de fogo ilegal e munições, além de quase R$ 97,5 mil. Já durante a abordagem do suspeito, foi encontrada uma pistola registrada e 19 munições, mas ele não tem autorização para porte, resultando na autuação em flagrante.

Também foram apreendidos documentos, celulares e dois veículos, inclusive um que teria sido usado no crime. De acordo com o delegado regional em Ituiutaba, Carlos Antônio Fernandes, os objetos apreendidos serão analisados e irão robustecer ainda mais o inquérito policial. “Estamos na segunda etapa das investigações, e o material recolhido é importante para concluirmos o procedimento nos próximos dias”, observa.

Investigações

A vítima foi morta a tiros, em 10 de junho deste ano, enquanto estava no estabelecimento comercial dela, no bairro Alcides Junqueira. Duas semanas após, no dia 24, o homem que intermediou o homicídio, que até então não havia sido identificado na investigação do crime, foi preso com uma arma de fogo. Após perícia e exame de microcomparação balística, houve a constatação de se tratar da mesma arma usada no crime.

Fernandes acrescenta que outros levantamentos também foram realizados e embasaram a representação das medidas cautelares pela Polícia Civil à Justiça, cumpridas ontem. “Analisamos também imagens de videomonitoramento – a vítima inclusive instalou o sistema dias antes do homicídio – e identificamos o veículo de um dos indivíduos passar pelo local do crime por, pelo menos, seis vezes”, informa.

Em relação à motivação, as apurações indicam o fato de a vítima ter gravado um vídeo criticando o vereador e publicado em redes sociais. “Acreditamos que essa tenha sido a gota d’água para o homicídio. Trabalhávamos com algumas linhas de investigação, e uma dela acerca de críticas a políticos”, conta o delegado.

Próximos passos

Fernandes adianta que, a partir da operação realizada nessa segunda-feira, as investigações vão avançar para identificar o executor dos disparos. “Estamos empenhados nas apurações desde a data dos fatos. Destaco a excelência e o comprometimento dos policiais de todas as carreiras para a efetivação do trabalho de Polícia Judiciária”, assinala.

Após a formalização dos procedimentos na delegacia, o suspeito preso em virtude de mandado foi encaminhado ao Sistema Prisional. O vereador, conforme previsão legal efetuou o pagamento de fiança e responderá ao crime de porte ilegal de arma de fogo em liberdade.