fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Formiga
  • Diretor-geral do presídio de Formiga é afastado após fotos de detentos nus em pátio vazarem nas redes sociais

Diretor-geral do presídio de Formiga é afastado após fotos de detentos nus em pátio vazarem nas redes sociais

Image

Fotos de presos nus em pátio de penitenciária de Formiga. . Foto: Reprodução/Twitter

 

 

O diretor-geral da penitenciária de Formiga, Ronaldo Antônio Gomides, foi afastado do cargo depois que imagens publicadas em redes sociais na última terça-feira (9) mostram os presos sentados enfileirados, nus e alguns deles algemados no pátio.

As imagens que circulam nas redes sociais mostram a ação, que segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi um procedimento realizado na penitenciária após desrespeito a normas da unidade. Segundo a secretaria, ocorreu uma operação de retirada dos detentos e dos pertences das celas após “movimento de subversão da ordem” (quando alguém se opõe a normas) e que a atuação do Grupamento de Intervenção Rápida (GIR) da Polícia Penal foi depois da queima de pedaços de colchões.

Presidente da associação divulgou as fotos nas redes sociais. Foto: Reprodução/Twitter

A denúncia foi feita pela Associação de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade

A Promotoria de Justiça de Formiga recebeu nesta quinta-feira (11) um documento do Centro Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público para iniciar uma investigação. 

O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) informou que um procedimento interno foi instaurado para apurar a motivação da realização das imagens e da veiculação.