fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Após prisões de compradores de cédulas falsas em Divinópolis, comerciantes devem ficar atentos

Após prisões de compradores de cédulas falsas em Divinópolis, comerciantes devem ficar atentos

Image

Dois casos em menos de uma semana. No dia 21 de setembro, uma mulher foi detida ao receber um envelope com R$1 mil reais em notas falsas pelos Correio, em Divinópolis. Cinco dias depois, na última segunda-feira, 26, um homem de 29 anos foi detido pelo mesmo crime. Segundo a Polícia Federal o remetente é o mesmo nos dois casos. Mas não foi encontrada ligação entre os detidos. Uma força-tarefa nacional investiga a venda de cédulas falsas pela internet.

A falsificação de notas é crime previsto no artigo 289 do Código Penal, que indica pena entre três a 12 anos de prisão. A pessoa que mantiver uma cédula falsa em circulação após tomar conhecimento da irregularidade, mesmo que tenha recebido de boa-fé, pode ser condenada a uma pena entre seis meses e dois anos de detenção. Caso o comerciante identifique irregularidades no dinheiro recebido, ele deve acionar imediatamente a PM.

Para os operadores de caixa é um desafio diário reconhecer as notas falsas. Observar o número de série, a textura e a marca d’água, são algumas dicas. Algumas ferramentas como lupas e canetas específicas podem ajudar na identificação. O site do Banco Central tem uma página com as características de cada cédula.

Quem acompanha grupos de whataspp  e telegram, já deve ter encontrado publicações oferecendo cédulas falsas. Os criminosos garantem que elas são idênticas e exigem pagamento adiantado. A polícia alerta que quem fizer a transferência, além de cometer crime, pode estar caindo em um golpe.