Nesta sexta-feira (20/12), a Polícia Militar, em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e o Ministério Público de Minas Gerais, deflagrou a operação “Cavalo de Aço”. Esta ação tem como objetivo coibir as práticas perigosas e ilegais associadas aos “Rolezinhos” ou “Rolezinhos do Grau”.
A realização da operação foi motivada pelo aumento das atividades dos “Rolezinhos do Grau” nas vias públicas de Abaeté, que têm colocado em risco a integridade física e a vida dos participantes e de outros usuários das vias. Esses eventos têm gerado diversos acidentes com vítimas, além de crimes e infrações graves de trânsito, perturbação do sossego público e desrespeito às leis e autoridades.
Os resultados da operação foram significativos: 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos; 17 motocicletas utilizadas nos “Rolezinhos do Grau” foram apreendidas; 3 pessoas foram presas ou apreendidas por posse ilegal de munição, direção perigosa e tráfico de drogas. Durante a ação, foram confiscados 218 buchas de maconha, 64 comprimidos de ecstasy, 4 barras consideráveis de maconha, 3 pedras grandes de crack, 2 munições intactas calibre .12, 2 munições deflagradas calibre .20, 2 balanças de precisão, 1 telefone celular e 1 escapamento.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, incitação ao crime, além das infrações de trânsito previstas na legislação vigente.