fbpx
Pular para o conteúdo

O que é o dietilenoglicol?

Image
Dietilenoglicol

O que é o dietilenoglicol?

O dietilenoglicol é uma substância anticongelante, de uso muito comum na indústria. Sua ingestão pode provocar intoxicação com sintomas como insuficiência renal e problemas neurológicos, de acordo com o médico infecnologista Carlos Starling.

“Em geral, esse produtos são usados, por exemplo, em congeladores, freezers, para limpeza. Se ingerido, ele pode, sim, provocar intoxicação”, afirma o médico.

A ingestão pode provocar intoxicação com sintomas como insuficiência renal e problemas neurológicos.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a substância é um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática, podendo inclusive levar a morte quando ingerido.

A intoxicação por DEG pode ocorrer quando ele é usado de forma inapropriada em preparações químicas, substituindo outros produtos não tóxicos para o ser humano. Desde 1937, foram registradas dezenas de casos de intoxicação em diferentes países.

De acordo com o mestre cervejeiro Marco Falcone, é comum o uso do dietilenoglicol na indústria cervejeira, principalmente, no processo de resfriamento da bebida. No entanto, segundo ele, é pouco provável que tenha acontecido alguma contaminação, uma vez que a substância não entra em contato direto com o líquido durante o processo de fabricação.

Dietilenoglicol

Descrição: Dietilenoglicol, também denominado DEG ou éter de glicol, é um composto orgânico de fórmula química C4H10O3 (dispostos como HO-CH2-CH2-O-CH2-CH2-OH). É um líquido claro, higroscópico e sem odor, miscível com água e solventes polares tais como os alcoóis. Também é miscível com éteres.
Aplicação do Dietilenoglicol:
  • Solvente para nitrocelulose;
  • Umectante para tabaco;
  • Solvente para extração de petróleo;
  • Galvanoplastia;
  • Defensivos agrícolas.

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/urgente-amostras-de-cerveja-da-backer-continham-dietilenoglicol-aponta-laudo-da-pc/

https://www.sistemampa.com.br3/noticias/saiba-como-identificar-o-lote-da-cerveja-belorizontina-da-cervejaria-backer-que-deve-ser-recolhida/