fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Monumento ‘Portal do Divino’ é inaugurado na Avenida JK

Monumento ‘Portal do Divino’ é inaugurado na Avenida JK

Image

A Prefeitura de Divinópolis realizou na quarta-feira (22/8), a inauguração do monumento Portal do Divino, na avenida JK, próximo à MG 050, no bairro Padre Libério.

A escultura foi erguida pela empresa Francisco Imóveis, que atua na cidade gerando emprego e renda há 45 anos. A ação foi possível através do programa “Adote um Bem Público”. O Portal do Divino a partir de agora, será um monumento imponente que dá um novo contorno estético para uma das principais entradas de Divinópolis. O empresário fundador da Francisco Imóveis, Francisco Silva, agradeceu à Divinópolis por seus quase 50 anos de serviços prestados ao município. “É uma honra poder retribuir para Divinópolis um presente tão belo. O monumento celebra a grandeza de Divinópolis. Estar aqui hoje é um presente que coroa a trajetória da Francisco Imóveis” destacou. 

Os filhos Paulo, Marcos e Lucas também discursaram endossando as palavras do pai. O empresário Lucas Francisco (filho) falou sobre o seu orgulho em fazer parte desse momento histórico. “É uma honra e uma alegria. Esse monumento na entrada do município é um grande presente que a Francisco Imóveis oferece aos divinopolitanos”, destacou. O prefeito Gleidson Azevedo relembrou a importância do Adote um Bem Público para o município. “Hoje, Divinópolis tem 180 pontos públicos adotados por empresas privadas que sabem sua importância social. Consolidar isso exige trabalho, mas principalmente credibilidade. Ter um monumento desse porte como cartão de visitas no município foi algo tão sonhado que hoje me emociona”, disse.

O projeto adote um bem público é um projeto idealizado pelo Vereador Print Júnior, que permite uma parceria entre o público e o privado, as empresa participantes se tornam responsáveis pelos bens municipais e, em contrapartida, podem expor sua marca no local, este projeto propiciou até mais de 200 projetos na cidade de Divinópolis.

A secretaria de Governo e vice-prefeita, Janete Aparecida, lembrou a simbologia do monumento. “O Divino Espírito Santo está presente na cidade desde a fundação. Este monumento nos enche de orgulho e destaca a nossa vocação para o Divino” discursou. Entre os presentes também estavam o vereador Diego Espino, e representantes do deputado estadual Eduardo Azevedo e do vereador Anderson da Academia. 

Simbologia do Portal do Divino 

O arquiteto Marco Túlio Santos é o responsável pelo projeto que se destaca por suas simbologias. O formato de uma pomba faz referência ao Divino Espírito Santo: um dos padroeiros da primeira igreja construída na cidade. Em seus trechos sinuosos, a pomba remete ao Rio Itapecerica, e sua verticalização no concreto armado representa a construção civil.
Além disso, a língua do fogo do Divino Espírito Santo, seu formato em curvas lineares corresponde às labaredas dos altos-fornos das siderúrgicas. O desenho da agulha fixada na base do seu eixo faz menção à passarela da moda, às costureiras e ao vestuário.
Em formato de asas, os sete cabos simbolizam os sete dons do Espírito Santo e estão conectados a uma base sólida que remete à engrenagem das oficinas. Surge a pomba emergindo dessa terra, ressurge o progresso e aponta para o céu clamando ao seu criador: “Do céu foi que veio o teu nome, cidade Divina”

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x