fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Frei Leonardo preside a celebração da Festa de Pentecostes de Divinópolis

Frei Leonardo preside a celebração da Festa de Pentecostes de Divinópolis

Image

Missa da Festa de Pentecostes no Morro da Gurita na Cruz de Todos os Povos
Missa da Festa de Pentecostes no Morro da Gurita na Cruz de Todos os Povos

Foi realizada no domingo (28/5), a missa da Festa de Pentecostes no Morro da Gurita na Cruz de Todos os Povos, em Santo Antônio dos Campos (Ermida).  Ela foi concelebrada por franciscanos, entre os quais estavam presentes os freis Leonardo Lucas Pereira, Eliseu Tijdink e Jacir de Freitas. A festividade também contou com a participação dos grupos de folia do Divino do Marim, bairro Dona Quita, da família do Quincas Tavares, dos povoados de Amadeu Lacerda, Branquinhos e Lopes e do distrito de Antunes, Igaratinga.

Antes da celebração houve a concentração das amazonas e dos cavaleiros que integraram a cavalgada até o morro da Gurita. Representantes de 16 comunidades rurais também participaram da solenidade, simbolizando os sete dons e os nove frutos do Espírito Santo. Após a celebração uma mesa de café foi servida para os fiéis presentes. A missa também integra as festividades de 111 anos de Divinópolis e a abertura das comemorações do centenário da chegada dos franciscanos a cidade em 1924.

Pela tarde, outra missa festiva foi celebrada por frei Leonardo Lucas Pereira, na capela do Divino Espírito Santo do povoado de Jararaca. Amazonas e cavaleiros participantes da cerimônia, partiram em cavalgada de Amadeu Lacerda.

A festa do Divino Espírito Santo é uma tradição muito antiga e ligada à Igreja Católica, que veio de Portugal para o Brasil no início do século XVI e passou a ter maior difusão a partir do século XVII. É marcada pela esperança de nova era, com igualdade e prosperidade para os seres humanos. O principal símbolo utilizado na Festa do Divino Espírito Santo é a pomba branca, que representa a ave mensageira e possuidora dos sete dons.