Publicidade

Minas Gerais disponibiliza 12 leitos de UTI para amazonenses com Covid-19

Postado em 24/01/2021 9:59

Minas Gerais recebe na cidade de Uberaba, na região do Triângulo, 12 pacientes para tratamento de covid-19 em sua rede pública de saúde. Os pacientes são diretamente conduzidos ao Hospital Regional José de Alencar em ambulâncias do Estado devidamente equipadas e mobilizadas. 

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, a decisão de receber estes pacientes, além de ser um gesto de solidariedade, baseou-se em critérios técnicos do Minas Consciente, que sinaliza, semanalmente, como está o cenário epidemiológico.

“Para nós, é muito importante poder atender estas pessoas em um momento tão crítico para elas”, afirma Amaral.

Advertisement

O secretário lembra, ainda, que a transferência de pacientes dentro do mesmo estado ou até de um estado para outro se baseia nos princípios de integralidade, universalidade e equidade do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, disponibilizar os 12 leitos de UTI para os doentes foi uma resposta positiva à solicitação do Governo de Minas Gerais, tomada conjuntamente entre o Comitê Técnico Científico de Enfrentamento à Covid-19 da prefeitura e a Câmara de Vereadores.  “Uberaba está em situação confortável em relação ao resto do país. Por isso fomos escolhidos para receber estas pessoas”, explica a prefeita.

Hospital

O Hospital Regional José de Alencar é referência no tratamento do SARS Cov-2, na macrorregião Triângulo do Sul, e de atendimento exclusivo a pacientes do Sistema Único de Saúde. Para receber os amazonenses, a prefeitura informou que todos os internos não-covid-19 foram conduzidos a outras unidades hospitalares. Desta forma, o hospital regional passou a ser integralmente destinado ao tratamento do coronavírus, com capacidade garantida, pelo Estado, para habilitar mais leitos.

Informações Secretaria de Estado de Saúde

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!